A mãe foi levada para a delegacia para as demais providências.

Uma mãe acabou indo parar na delegacia na tarde desta sexta-feira (30) acusada de abandono de incapaz em Patos de Minas. Ela veio até a cidade atrás da filha de 16 anos que estava desaparecida desde fevereiro. Entretanto, as duas não se entenderam por causa do atual relacionamento da adolescente e a mãe decidiu que não levaria a adolescente embora. A Polícia Militar foi acionada pelo conselho tutelar e prendeu a mãe em um hotel próximo ao Terminal Rodoviário.

Em conversa com nossa equipe de reportagem, a mãe disse que mora na cidade de Formosa, no estado do Goiás, e que a filha de 16 anos se envolveu com um rapaz, engravidou dele e que, quando a criança estava com apenas seis meses de idade, a filha disse que ia sair para comprar leite e não voltou mais. “Ela saiu de casa em fevereiro e deixou uma criança conosco, nós fomos até a uma delegacia e registramos um boletim de ocorrência, a gente já estava dando ela como morta”.

De acordo com a Polícia Militar, a adolescente de 16 anos foi para a cidade de Ibiá/MG e lá conheceu outro rapaz com quem teve um relacionamento e acabou engravidando novamente. Ela foi internada em um hospital de Ibiá e posteriormente transferida para o Hospital São Lucas em Patos de Minas. Como ela é menor de idade, o conselho tutelar foi acionado e conseguiu entrar em contato com a mãe da adolescente. A mãe ficou bastante surpresa com a ligação do Conselho, pois achava que a filha estava morta.

Ela disse à nossa equipe de reportagem que assim que recebeu a ligação do conselho tutelar veio imediatamente para a cidade. “Quando eu cheguei aqui, eu fiquei bastante emocionada porque eu pensava que ela estava morta, e aí eu chego aqui e me deparo com essa situação, é muito triste”. A mãe conta que veio determinada a levar as duas de volta para a casa, mas que, a todo tempo, foi maltratada pela filha. Além disso, as duas entraram em mais um embate. Dessa vez, o nome da criança foi o principal motivo da discordância entre mãe e filha.

A mãe iria levar as duas embora, mas, como a filha estava decidida a não ir, ela resolveu levar apenas a criança e queria o direito de poder registrá-la com o nome que quiser. A filha, por sua vez, levou a criança em um cartório e colocou um nome, segundo a mãe, para homenagear o pai da criança. Essa atitude deixou a mãe bastante descontente, uma vez que a família não aprova o namoro dela com o pai da criança. De acordo com a mãe, a filha virou “hippie” e vive com o companheiro fazendo malabares no sinal.

“Se sou eu que vou cuidar e fazer de tudo pela criança, eu quero escolher o nome, eu não vou ficar chamando ela assim e me lembrando dessa pessoa desprezível que é o pai dela. Ela ficou doente por causa dele, por causa da imundície dele”. Diante disso, as duas entraram em desacordo e a mãe decidiu voltar para casa e deixar a filha vivendo como ela está junto com a criança de apenas 20 dias. A partir da decisão da mãe, o conselho tutelar acionou a Polícia Militar que a localizou em um hotel próximo a rodoviária e a encaminhou para a delegacia por abandono de incapaz. A adolescente e a criança foram encaminhadas para a Casa das Meninas.