As Colações de Grau do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM- são sempre momentos especiais na vida dos formandos, afinal é a obtenção de um curso superior. Mas, nessa semana, o público pôde presenciar mais que uma formatura, uma superação. Damaris Nascimento que foi a sobrevivente do ataque sangrento de Pedro Queiroz se formou em Engenharia Ambiental e Sanitária. Para marcar a formatura, sua mãe, Francisca Nascimento, fez um discurso emocionante e deixou todos com lágrimas nos olhos.

A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira (10). Ao final do evento, o Reitor do UNIPAM- Milton Roberto de Castro Teixeira, declararia o fim da solenidade, quando a mãe de Damaris subiu no parlatório e deixou mais que palavras, uma lição de vida. Mostrando toda dor, por ter perdido dois filhos, quase ficando sem Damaris, ela contou que teve que se superar para permitir que a filha voltasse a Patos de Minas após tamanha brutalidade. Ela contou que toda a família e conterrâneos foram contra, mas ela decidiu permitir.

Ela ressaltou o acolhimento que teve de todos na Capital do Milho. “Nós somos de Grajaú, no Sul do Maranhão, talvez os de mais longe aqui presentes. Mas esta tragédia revelou amor e bondade. Pensar nessa cidade não é pensar em tragédia, é pensar em acolhimento”, destacou. Francisca, sustentada por algo realmente superior, destacou que a reposta que tem dado é que deve se comemorar. “No mundo tereis aflições, tendes bom ânimo. Eu venci”, citou a palavra de Deus para pedir que as pessoas tenham força e coragem para enfrentar os problemas.

Francisca pediu também para que as pessoas se amem mais e nunca deixem para depois. “Ame hoje. Agradeça hoje. Abrace hoje. A morte é certa e não é somente para idosos, também para pessoas jovens e talentosas como eram meus filhos. Quando ela chega não tem mais abraço, carinho e consideração”, recordou. Por fim, ela pediu a todos para ficarem de pé e fez uma oração de agradecimento. A cerimônia então terminou em abraços e aplausos. Se referindo a Damaris, ela contou que a filha irá voltar para o Maranhão. “Foi difícil trazê-la e será difícil levá-la, mas é necessário”.

Damaris que sofreu a vários golpes de faca, tendo que ser socorrida em estado grave até o Hospital Regional, se formou em Engenharia Ambiental e Sanitária juntamente com as turmas de Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Como já foi informado, Pedro foi condenado a 44 anos e 4 meses de reclusão, uma das maiores penas já aplicadas no Tribunal do Júri em Patos de Minas. As Solenidades de Colação de Grau do UNIPAM no Centro de Convenções começaram no dia 14 de dezembro com o curso de Medicina e vão até o dia 30 de janeiro.