Foto: Presidente da APEPA, Gilberto Dumont.

Os amantes da lua terão uma atração especial na noite desta segunda-feira (09). No céu de Patos de Minas e de todo o Brasil, vai surgir uma lua com uma luminosidade incomum. O satélite está atingindo seu ponto mais próximo da Terra o que deve mostrá-la grandiosa no espaço. O fenômeno é conhecido como Perigeu, que é o ponto em que a lua chega em sua maior aproximação com a Terra durante seu movimento ao nosso redor.

O Presidente da APEPA- Associação Patense para Estudo e Pesquisa-, Gilberto Dumont, explicou que o perigeu é o que os meios de comunicação costumam chamar de “superlua”, ou seja, uma lua que aparece um pouco maior que a média. “A órbita da lua não é um círculo perfeito e, no perigeu, serão 360.461 quilômetros de distância da Terra, contra sua distância média de 384.400 km”, explicou.

Gilberto informou que a lua estará próxima à constelação de Leão/Virgem e terá um diâmetro angular, ou tamanho aparente, de 33 minutos de arco, comparado a uma média de 31 minutos de arco (um grau equivale a 60 minutos de arco). Portanto, a diferença de tamanho não será perceptível para a maioria dos observadores, mas quem está habituado a observar o satélite natural consegue perceber seu aumento aparente.

Ele aproveitou para esclarecer que o termo "superlua" não é usado pelos astrônomos, sendo tratado de forma técnica como Lua no perigeu. Ele explicou ainda que o perigeu, na verdade, vai acontecer na terça-feira (10), contudo quando a lua coincide com cerca de 90% de proximidade com seu ponto de perigeu, já se denomina “superlua”. Gilberto também informou que membros da Associação Patense para Estudo e Pesquisa (APEPA) registrarão imagens do fenômeno.