O lixo já está invadindo a pista.

A falta de educação da população e a falta de limpeza estão transformando as margens da pista logo após a ponte sobre o rio Paranaíba em um verdadeiro lixão. O canteiro central do trevo é ponto de coleta de lixo, mas toda sorte de material está sendo depositado fora deste local. O lixo já está invadindo a pista.

O lixo vem se acumulando neste local há vários dias. O local destinado ao depósito para coleta, no centro do trevo, está com pouco lixo. No entanto, a situação é bem diferente ao se olhar para o lado da pista que margeia o Rio Paranaíba. Roupas, pneus, sapatos, copos descartáveis, entulho, lâmpadas e vários outros materiais foram depositados no local.

Os dejetos ainda causam outros problemas. Como o lixo está praticamente às margens do Rio Paranaíba, o material contribui para levar ainda mais poluição para as águas do rio, principalmente com a chuva que vem caindo na região. O material também contribui para a proliferação do mosquito da dengue já que há pneus e outros materiais que podem acumular água.

E esta situação já foi verificada em outros locais da cidade. Nos bairros mais novos, com menos moradores, muitos se aproveitam para depositar seus lixos em lotes, deixando tudo na maior sujeira. Sem falar que proprietários de lotes, a maioria, deixam os imóveis com mato alto e sem o cercamento como determina a legislação.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, “ através da diretoria de Serviços Urbanos, vai realizar a limpeza do local, que acontece periodicamente, e já providencia a colocação de um contêiner para que as pessoas possam depositar o lixo, porém, pede à população que faça a sua parte de não jogar lixo na beira das estradas e locais impróprios, já que há coleta feita regularmente nas localidades rurais.

Aterro Sanitário está funcionando de forma irregular em Patos de Minas

Sem a devida licença ambiental, o Aterro Sanitário de Patos de Minas está funcionando de forma irregular. O espaço de 40 hectares recebe em média 110 toneladas de lixo por dia. A Prefeitura informou que vem trabalhando para regularizar a situação. A administração informou que desde o início da gestão vem trabalhando para regularizar o aterro junto aos órgãos competentes.

Segundo normas da Supram, ao ser renovada, a licença terá validade de 4 anos e, periodicamente, será realizada a supervisão para avaliar se está tudo funcionando conforme o que foi declarado no projeto de licenciamento.

Autor: Farley Rocha