Um leitor do Patos Hoje gravou um vídeo para mostrar o descaso do poder púbico com o escritório regional do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM – de Patos de Minas. O local está tomado pela sujeira. Além do aspecto de abandono, o acumulo de materiais na porta do órgão ajuda na proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O escritório do DNPM em Patos de Minas está localizado em área nobre no bairro Alto Caiçaras. A grande quantidade de coqueiros embeleza toda a via e chama a atenção. Mas o local não tem recebido os cuidados necessários. A informação que o Patos Hoje recebeu é de que a Prefeitura não faz a coleta de folhas no local desde outubro do ano passado.

As folhas de coqueiro que caem e estão sendo jogadas na porta do escritório do DNPM. O problema maior é que essas folhas acumulam água das chuvas. Segundo os vizinhos, os agentes de endemias já encontraram focos do mosquito Aedes Aegypti no local. Com o acumulo de sujeira a preocupação é ainda maior.

A instalação do DNPM em Patos de Minas era uma reivindicação antiga dos moradores. O órgão é encarregado de gerir e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional, zelando para que o aproveitamento dos recursos minerais seja realizado de forma racional, controlada e sustentável, resultando em benefício para toda a sociedade.

Antes da instalação do escritório em Patos de Minas, os moradores desta região tinham que se deslocar para Belo Horizonte para fazer o serviço.

Autor: Maurício Rocha