A Copasa voltou a mandar água para reabastecer a represa.

As chuvas que caíram com grande intensidade nos últimos dias em Patos de Minas também contribuíram para devolver um pouco da beleza e exuberância do principal cartão postal da cidade. A Lagoa Grande já não está mais seca, como há algumas semanas. A Copasa também voltou a mandar água para reabastecer a represa.

A tubulação que leva água da Copasa para a Lagoa Grande trabalhou muito durante toda a tarde desse domingo. Um grande volume de água decantada contribui para pelo menos cobrir o fundo da represa. É só o começo, mas sem o mato e com um mínimo de água, a beleza da Lagoa Grande aos poucos vem sendo devolvida.

As obras na Lagoa Grande sofreram com atrasos e muita polêmica. E olha que o dinheiro para fazer o serviço de desassoreamento da represa estava garantido pelo Governo Federal. O principal impasse está relacionado à abrangência das obras. Os ambientalistas queriam a retirada do barro de toda a Lagoa, mas o serviço foi feito em apenas parte.

A demora provocou a mortandade de peixes e outros animais que habitavam o local e o aparecimento de uma infestação de sapos. A expectativa de quem mora ou utiliza a Lagoa Grande para a prática de caminhadas e atividades físicas é de que o espelho d’água seja devolvido mais rápido.

A direção da Copasa informou que serão necessários 70 mil metros cúbicos de água para devolver o espelho d’água com 1,5m de profundidade. Esse serviço deverá levar em torno de 45 dias. Além disso, a Prefeitura ainda deverá buscar alternativas para manter a Lagoa cheia.

Autor: Maurício Rocha