A pista de kart foi construída 2011.

O destino do Kartódromo de Patos de Minas segue indefinido. A pista de kart construída no bairro Alto Limoeiro em 2011 e que custou mais de R$ 700 mil aos cofres públicos é administrada pela Associação Automobilística. Outros R$ 700 mil foram investidos pelos pilotos, mas o local segue interditado por determinação da Justiça.

A confusão em torno do Kartódromo não é de agora. O espaço público concedido à Associação Automobilística gerou questionamentos e a entidade teve que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público se disponibilizando a cuidar da estrutura e desenvolver outras atividades e projetos sociais para a comunidade.

Mas a reclamação do barulho promovido pelos karts gerou outra ação na Justiça e o Kartódromo foi interditado. Com as atividades suspensas, o presidente da Associação Automobilística de Patos de Minas, Ivair Nelson Lopes, afirma que fica difícil atender as exigências feitas pelo próprio Ministério Público, uma vez que há uma desmotivação dos membros da entidade.

Ivair explicou, no entanto, que o Kartódromo continua sendo bem cuidado e que é aberto todos os dias para que os moradores do bairro Alto Limoeiro possam utilizar a pista para fazer caminhadas, soltar pipa e fazer outras atividades. Ele assumiu a presidência da Associação há alguns dias e disse que está trabalhando para tentar derrubar a decisão judicial que interditou o Kartódromo.

Mas o Ministério Público, insatisfeito com a forma como o Kartódromo está sendo utilizado, pode pedir a devolução do imóvel ao município. Com a área bastante valorizada, o prefeito José Eustáquio adiantou que pode dar outra destinação para aquele terreno, como a construção de uma escola ou mesmo de uma unidade hospitalar.