Publicado em 03/10/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Justiça Eleitoral analisa denúncias de ataques e divulgação de notícias falsas contra candidatos

Denúncias chegaram à Justiça Eleitoral em Belo Horizonte e estão sendo analisadas.

Juiz eleitoral Joamar Gomes Vieira Nunes.

O juiz eleitoral Joamar Gomes Vieira Nunes demonstrou preocupação com a distribuição de notícias falsas e ataques pela internet contra determinados candidatos em Patos de Minas nesta reta final de campanha. Segundo ele, denúncias chegaram à Justiça Eleitoral em Belo Horizonte e estão sendo analisadas.

Além de alguns ataques pessoais, esta semana, um vídeo que circula nas redes sociais denigre a imagem de um candidato. O juiz eleitoral, Joamar Gomes Vieira Nunes, pediu cautela às pessoas que estão por trás das campanhas eleitores. Ele disse que as denúncias estão sendo analisadas e que os responsáveis podem ser penalizados de acordo com a lei.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Alguns juristas entendem que, se ficar comprovado o uso massivo de notícias falsas, seja em benefício próprio ou em prejuízo de algum adversário, a eleição de determinado candidato pode vir a ser alvo de impugnação mesmo após a diplomação no cargo.

Além da legislação eleitoral, caso consiga identificar o autor da informação falsa, o candidato ofendido pode tentar responsabilizá-lo também na esfera penal, pelos crimes de calúnia, injúria ou difamação. É possível ainda abrir processo na esfera cível, com pedido de indenização.

Autor: Maurício Rocha Postado em 03/10/2018
Compartilhe:

6 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Francisco Resende | 1 mês, 2 semanas atrás

    Deixo uma pergunta no ar : EXISTE POLÍTICO HONESTO ?

    0 0 Responder

  • Zé boa | 1 mês, 2 semanas atrás

    Infelizmente a política do Brasil é uma vergonha, eles falam de democracia, mais não existe isso, mais no EUA sim, lá o eleitor vai votar se quiser, não é obrigatório, não tem seus direitos casados por não votar, não tem que pagar multas por isso, lá também e um processo classificadorio, ou seja tem lá EUA, o candidato tem que ser avaliado por o eleitor, para ir para as urnas, aí sim e democrácia, agora falando em notícias falsas, os próprios candidatos estão atacando o seus adversários pela tv e rádio com mentiras, como um juiz vai acatar essas denúncias

    1 0 Responder

  • Ditinho | 1 mês, 2 semanas atrás

    Tem vídeos circulando pra todo lado com muitas verdades. Político é uma raça ordinária mesmo. Poucos merecem respeito. A maioria são picaretas. Em época de Internet os podres dos políticos aparecem ao vivo. Ainda bem!

    5 1 Responder

    - 1 mês, 2 semanas atrás

    São mesmo uma raça de hipócritas, essa raça fica falando mal uns dos outrosbna TV, olha o bolzanaro, ele tava com risco de vida no hospital, e seus adversários tirando proveito disso, isso foi a gota da água, vou votar no bolzanaro ou nulo, uma dessas opções vou votar, os candidatos não estão preparados para assumir a presidência não, eles não tem ética e mais, seus partidos estão envolvidos em muitas tretas.

    1 0

  • Fabio | 1 mês, 2 semanas atrás

    Será que o meretissimo juiz defenderia a população destes ratos ?

    7 2 Responder

    José Reis - 1 mês, 2 semanas atrás

    Tá, faz de conta que eu acredito.

    1 0