O comissário de menores, Uriel Santos colheu os nomes dos estudantes envolvidos na ocupação do Guiomar de Melo.

A Justiça quer saber quem são os estudantes que estão ocupando as escolas estaduais Guiomar de Melo e Marcolino de Barros. Na tarde desta sexta-feira (04), com uma determinação do juiz Vinícius de Ávila Leite, o comissário de menores, Uriel Santos colheu os nomes dos estudantes envolvidos na ocupação na Escola Guiomar de Melo.

De acordo com Uriel Santos a decisão judicial não determina a desocupação das escolas, mas atende a um pedido do Ministério Público para qualificar os manifestantes. O promotor da infância e juventude, Paulo Henrique Delicole também quer a abertura dos portões para que os demais estudantes possam continuar estudando.

A Polícia Militar acompanhou o trabalho de identificação dos estudantes, mas não precisou atuar, uma vez que os estudantes receberam o comissariado de menores e disponibilizaram todas as informações solicitadas.

Os  estudantes alegam, no entanto, que a ocupação não impede que os demais estudantes continuem frequentando a escola. Lucas Henrique Soares Esteves explicou que a Escola Estadual Dona Guiomar de Melo está funcionando como antes da ocupação. Segundo ele, existe apenas um rigor na fiscalização das mochilas para evitar que pessoas mal intencionadas levem armas para o interior da escola.

Lucas informou que o movimento está promovendo diversas ações dentro da escola, como palestras e oficinas preparatórias para o Enem, e convidou os demais estudantes a participarem. "Inclusive amanhã de manhã nos teremos uma Oficina com uma psicóloga que vai auxiliar na preparação para as provas do Enem", explicou Lucas.

Autor: Maurício Rocha