Raiany Romanni de apenas 23 anos ganhou uma bolsa de mestrado em uma das melhores universidades.

O talento de uma jovem que mora em Patos de Minas acaba de ser premiado nos Estados Unidos da América. Raiany Romanni de apenas 23 anos ganhou uma bolsa de mestrado em uma das melhores universidades da Terra do Tio Sam. A jovem que fala cinco idiomas e é formada em relações internacionais está em Patos de Minas e viaja em julho.

A jovem que nasceu em São Gotardo, mas veio para Patos de Minas ainda pequena, parece ter recebido um dom especial para as letras. Aos 17 anos, Raiany já mostrava que seria uma escritora. Ela publicou o romance Beijo de Jasmim. O livro foi escrito enquanto ela ainda cursava o ensino médio no Colégio Equipe de Patos de Minas. Depois, o destino foi a Europa.

Raiany se formou em Relações Internacionais na Universidade Jagiellonski, que é uma das dez universidades de elite do Velho Continente. A instituição está situada na Cracóvia, Polônia. “O bacharelado foi todo em inglês. Morei na Polônia por cinco anos e no sul da França por dois meses. Falo Inglês, Polonês, Francês, Alemão e Português. Já visitei mais de 25 países”, contou.

Mas a melhor notícia veio há poucos dias. Em um disputado concurso, ela conseguiu uma bolsa de mais de R$160 mil para estudar nos Estados Unidos. A própria carta dando a grande notícia ressaltava a grande concorrência. Ela vai estudar mestrado em Literatura Comparativa em Dartmouth, onde estudará o desenvolvimento linguístico e cultural das literaturas alemã e francesa, mais precisamente dos séculos XIX e XX.

Ela ressaltou o quanto a conquista foi importante. “A universidade Dartmouth College é uma das Ivy League, liga de faculdades de prestígio histórico e acadêmico dos EUA,” destacou. Antes de seguir para os Estados Unidos, ela contou que já programou outra missão. Em julho, vai para a Alemanha fazer um curso de verão em literaturas germânicas, na Universidade de Heidelberg que também é uma das melhores da Europa.

E o futuro de Rayane não deve parar por aí. Ela contou que depois de terminar o mestrado, o foco será fazer PhD em uma das Ivy League. “Pretendo escrever, fazer pesquisa, publicar artigos e também ser professora”, informou. Toda a família em Patos de Minas está orgulhosa com esta conquista. “Estou muito orgulhosa. Ela ganhou a bolsa integral por mérito acadêmico", destacou a irmã Lorrane Rommani.

Autor: Farley Rocha