O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves comunicou nessa terça-feira (14) que as passagens do transporte coletivo urbano de Patos de Minas não terão aumento este ano. A decisão também foi levada a direção da concessionária do serviço na cidade. Os reajustes na tarifa são feitos anualmente com base na inflação do setor.

O último aumento nas passagens do transporte coletivo em Patos de Minas havia sido em janeiro de 2019. Na época, o Conselho Municipal de Trânsito autorizou reajuste de 7.69% e as passagens passaram a ser vendidas por R$ 3,20 no Cartão Ande Fácil e a R$ 3,50 em dinheiro. É o preço que permanecerá também em 2020.

Cerca de 20 mil pessoas utilizam o transporte coletivo todos os dias em Patos de Minas. Alguns pagam até quatro passagens para ir e voltar do trabalho. São eles que mais sofrem no bolso quando ocorrem os reajustes. A Prefeitura também irá economizar, uma vez que as passagens dos estudantes, idosos e portadores de deficiência são custeadas com dinheiro público.

José Eustáquio explicou porque decidiu não autorizar o reajuste no preço das passagens. Ele informou ainda que a Administração Municipal continua acompanhando o desempenho do setor e esta decisão pode ser mudada caso ocorra reajustes mais elevados nos preços dos combustíveis.