Cládio Nasser, agrônomo e empresário do agronegócio.

A polêmica Lei dos Agrotóxicos que está tramitando no Congresso Nacional foi o tema debatido no Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan Patos. A entrevista desta sexta-feira (06) foi com o agrônomo e empresário do agronegócio, Cláudio Nasser de Carvalho. Ele argumentou que é preciso todos os cuidados necessários com a segurança alimentar, mas destacou que não é possível passar oito anos tentando aprovar um novo produto.

Atualmente a legislação brasileira faz um controle rigoroso dos agrotóxicos, que antes de serem aprovados precisam passar pelo IBAMA, Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde. Não existe registro temporário e o processo de liberação acontece paralelamente nos três órgãos. Produtos cancerígenos, que causam má formação ou mutações genéticas são proibidos.

Pela nova proposta, os agrotóxicos passariam a ser chamados de produtos fitossanitários. Além disso, o processo de aprovação seria simplificado. As mudanças, no entanto, tem gerado um intenso debate em todo o pais e divide opiniões. Veja a integra da entrevista com Claudio Nasser, que fala também sobre a situação do agronegócio na região.