A sociedade tem sofrido cada dia mais com as doenças da mente. Os meios tecnológicos aceleraram os comportamentos o que vem causando cada vez mais ansiedade e depressão. Para alertar sobre a importância da saúde mental, diversas ações em todo o mundo estão sendo implementadas neste mês que ficou conhecido como “Janeiro Branco”. Em Patos de Minas, várias ações em diversos seguimentos da sociedade vêm sendo preparadas.

O Patos Hoje recebeu nesta sexta-feira (18) as psicólogas Milla Marques da Silva e Letícia D. Moreira Silva. “A Campanha do Janeiro Branco gira em torno dos cuidados com a saúde mental, nosso bem estar emocional. Vivemos em uma era de muita velocidade, de muita informação, que faz com que esqueçamos de cuidar da gente.  E quando eu deixo de olhar pra mim, eu acabo caindo em adoecimento”, destacou Milla.

A psicóloga Letícia também destacou que é preciso atentar para as relações. Ela orientou as pessoas a olharem para dentro de si, se conhecerem, porque é a partir desse contato consigo mesmo é que as pessoas poderão fazer essa reavaliação. Ela destacou que as pessoas precisam exercitar a resiliência. “As pessoas precisam resistir às frustrações, ninguém vive sem problemas. É como se fosse uma mola, devemos voltar a quem éramos antes do sofrimento”, explicou.

Elas orientaram as pessoas a buscarem um momento para fazer algo por si próprios, sem haver pressão do cônjuge, dos filhos ou da profissão. “Que dia você fez algo por você mesmo?”, indagou. As profissionais destacaram a importância das terapias, mas que em muitas vezes é preciso da combinação de acompahamento psicológico com medicamentos, o que deve acontecer através de orientação profissional. “Há situações em que a ansiedade vai levando a um estado tão grande de angústia e depressão que acaba culminando em suicídio”, destacaram.

Milla e Letícia também convidaram para uma ação lúdica que vai acontecer na manhã do dia 26 de janeiro no Galpão da Feira do Produtor. Elas ressaltaram que a intenção é chamar a atenção para as doenças psíquicas mais recorrentes e orientar para as boas práticas. Para terminar, elas alertaram que, caso não esteja conseguindo solucionar o problema, a pessoa deve procurar um profissional que vai direcionar o tratamento da melhor forma possível.

A Campanha do Janeiro Branco começou em 2014 em Uberlândia e se difundiu para todo o Brasil. Em Patos de Minas, várias ações estão sendo preparadas. “Quem cuida da mente, cuida da vida!”. Para saber um pouco mais sobre a campanha e deixar suas opiniões, as pessoas podem visitar as páginas no Facebook e instagram .