Jornada em Biotecnologia Avançada.

Estão abertas as inscrições para a IV Jornada em Biotecnologia Avançada, com a temática “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Esta iniciativa foi idealizada para ampliar o conhecimento a respeito das Aplicações Biotecnológicas abordando temas novos e atuais com foco na Ciência e Inovação.

A jornada acontece nos dias 22 e 23 de outubro e é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais de empresas da região, de MG e entorno.

Para participar da Jornada os interessados devem:

1- Seguir nosso perfil @jornadaembiotecnologia 2- Compartilhar essa publicação nos seus stories e marcar @jornadaembiotecnologia

3- Preencher o formulário do Google Forms que está disponível na “Bio” do nosso perfil do instagram @jornadaembiotecnologia

Obs.: Após seguir todos os passos, a pessoa interessada receberá a confirmação de sua inscrição via e-mail.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Programação:

22/10/2020

* Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho

UFU/Instituto de Biotecnologia

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

* Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Educacional de Machado e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1984), mestrado em Genética pela Purdue University (1987), doutorado em Genética Molecular pela Purdue University (1990), pós-doutorado em Patologia Molecular Médica pela Virginia Commonwealth University (1999) e pós-doutorado em Microbiologia Médica e Imunologia pela University of California Davis (2010). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (1993) e Professor Adjunto do Depto. de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis, EUA (2011). Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Nanotecnologia, com aplicações para a saúde humana e animal. É coordenador do Instituto Nacional de Nanobiotecnologia, um núcleo de excelência que engloba 12 Instituições Federais e 29 Laboratórios, financiado pelo CNPq, FAPEMIG e CAPES.

* Dr. Felipe Gomes Naveca

Fiocruz Amazônia

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

* Possui Bacharelado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia, UFRJ - 2002) e Doutorado em Ciências (Microbiologia, UFRJ - 2006). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioinformática. Atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia Molecular, Genômica e Evolução de Arbovírus; Desenvolvimento Diagnóstico; Tipagem Molecular de Agentes Infecciosos Virais e Bacterianos; Imunogenética. Desde 2008 é Pesquisador em Saúde Pública (Titular II) do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), unidade técnico-científica da Fiocruz no estado do Amazonas.

23/10/2020

* Prof. Dr. Bruno Augusto Nassif Travençolo

UFU/ Faculdade de Computação

* Possui graduação em Bacharelado em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Bioinformática pela Universidade de São Paulo (2007). É Professor Associado da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência nas áreas de Processamento de Imagens, Visualização Computacional, Bioinformática e Redes Complexas, atuando principalmente no desenvolvimento de ferramentas para caracterização e análise de imagens biológicas.

* Dr. Gabriel da Rocha Fernandes

Fiocruz Minas

* Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com período sanduíche no European Molecular Biology Laboratory - EMBL, em Heidelberg na Alemanha. Foi professor/pesquisador do programa de Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília. Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisas Rene Rachou - Fiocruz Minas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: - Metagenômica - sequenciamento e análise de microbiomas humanos, animais e ambientais. - Bases de dados biológicos - construção, visualização e integração de dados. - Montagem e anotação de genomas. - Desenvolvimento de ferramentas para análises de dados biológicos.