Madalena Gordiano - Imagem Rede Globo

Reportagem do UOL publicada nesse domingo (27) revela que a irmã de Madalena Gordiano também teria vivido em situação análoga à escravidão e pela mesma família Milagres Rigueira. A reportagem do Portal de Notícias teve acesso ao depoimento do professor universitário Dalton César Milagres Rigueira, que é investigado por manter Madalena durante quase 38 anos em situação análoga à escravidão.

Segundo a reportagem, Filomena foi morar com Maria da Conceição, Tia de Dalton, na mesma época em que Madalena foi levada para viver na casa de Maria das Graças, mãe de Dalton. Ela tinha oito anos de idade na época. Depoimentos colhidos pelo UOL, afirmam que Filomena passou por situações semelhantes às da irmã, com jornadas exaustivas de trabalho e sem nenhum direito trabalhista.

A reportagem do UOL conversou com Cláudio Renato, filho de Maria da Conceição. Ele confirmou que ela morou com sua família e que não teve carteira assinada, mas garantiu que não houve exploração. Segundo ele, Filomena não trabalhou quando criança e passou a receber salários assim que começou a prestar serviços para a família.

A situação de Filomena é mesmo diferente do caso de Madalena. Além de ter sido remunerada pelos serviços prestados, ela também saiu da casa de Maria da Conceição para viver com o marido e o filho em 2010. Segundo a reportagem, até hoje elas têm uma relação amistosa, tanto que o filho de Filomena, Bruno de 28 anos, ainda mora com a família de Maria da Conceição.

Claudio Renato disse que a mãe sempre incentivou os estudos de Bruno e que pagou parte dos estudos do jovem, que é formado em História.

Caso Madalena

O Fantástico da Rede Globo, programa que revelou o caso, voltou a conversar com Madalena na edição deste domingo (27). Na reportagem, ela conta como foi passar o primeiro Natal, após 38 anos vivendo com a família Milagres Rigueira. O caso ganhou repercussão em diferentes partes do mundo e continua sendo investigado pelo Ministério Público do Trabalho.

A família do professor Dalton, que mora em um apartamento no centro de Patos de Minas, não foi mais vista na cidade desde que o caso Madalena foi revelado.