Um casal de pombos que escolheu o galho do Ipê para fazer o ninho.

Depois dos Ipês Roxos, agora é a vez dos Ipês Amarelos colorirem as ruas, avenidas e praças de Patos e Minas. Esta é a versão mais tradicional e encantadora da árvore que se tornou símbolo do cerrado. A beleza de algumas plantas chama tanta a atenção, que é impossível passar despercebido e até mesmo não parar para tirar uma foto.

O final da curva na rua Silva Guerra revela a beleza inconfundível do Ipê Amarelo. A árvore plantada na pequena praça, este ano, não decepcionou. A cor viva das flores impressiona. Sorte de quem mora próximo que pode apreciar a beleza todos os dias. E o que dizer do casal de pombos que escolheu o galho do Ipê para fazer o ninho.

Outro Ipê Amarelo que tem chamado a atenção está plantado no cruzamento da avenida Padre Almir com a avenida Paracatu. Segundo os vizinhos, a árvore passou dois anos sem florir e este ano, quando eles menos esperavam, ficou coberta pelas flores. Sozinha em meio aos prédios, o Ipê pode ser visto de longe.

E não é difícil encontrar um Ipê Amarelo florido em Patos de Minas. Basta dar uma volta pela cidade, passar pela avenida J.K ou nas imediações da Igreja dos Capuchinhos. A árvore enorme coberta pelas flores tem deixado o local ainda mais bonito. No campo, a paisagem seca também ajuda a revelar a beleza dos Ipês Amarelos.

Exaltado em poesias e canções, o Ipê Amarelo é um símbolo do Brasil. Além da beleza, a árvore que chega a 15 metros de altura tem propriedades medicinais e a madeira resistente tem grande utilidade na construção de moradias. A flor do Ipê Amarelo é carregada de simbologia. A florada anuncia a proximidade da primavera e existe o ditado de que a flor do Ipê Amarelo não cai em terra seca, sendo também um prenúncio de que a temporada de chuvas está por vir.