349669 2216 Ok
Caiçaras - Full Banner
Publicado em 01/12/2017
Compartilhe:

Indústria do Brasil tem maior expansão em quase sete anos em novembro e otimismo melhora, mostra PMI

Foi registrado crescimento nas três categorias, com destaque para o desempenho visto entre os bens de consumo.

A forte entrada de novos negócios acelerou a expansão da atividade industrial do Brasil ao nível mais elevado em quase sete anos em novembro, melhorando o otimismo dos fabricantes para o próximo ano, apontou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta sexta-feira.

O IHS Markit informou que o PMI da indústria brasileira avançou em novembro para 53,5, de 51,2 em outubro, “indicando uma melhoria robusta na saúde do setor”. Leitura acima de 50 indica expansão da atividade.

Foi registrado crescimento nas três categorias, com destaque para o desempenho visto entre os bens de consumo.

A recuperação mais acentuada no volume de novos pedidos em quase sete anos sustentou a expansão da indústria no mês passado, com a contribuição inclusive dos mercados externos.

Com isso, o volume de produção expandiu no ritmo mais forte em quase cinco anos, com as empresas respondendo a uma demanda sólida. Isso provocou contratações de funcionários, porém a uma taxa modesta.

Ao mesmo tempo, os fabricantes compraram insumos em novembro no ritmo mais forte desde janeiro de 2013. Já a inflação dos custos chegou a um pico de 17 meses em novembro impulsionada pela energia e por mercadorias básicas, o que levou os preços cobrados ao patamar mais elevado desde fevereiro.

O IHS Markit apontou ainda que os fabricantes projetam novas melhorias econômicas, conquistas de novos clientes e diversificação de produtos, o que impulsionou o otimismo em relação à produção para o próximo ano. Assim, o nível de otimismo registrado foi o segundo mais alto desde o início de 2012.

Fonte: Agência Reuters

Postado em 01/12/2017
Compartilhe:

1 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • JJJ | 1 semana, 6 dias atrás

    Conversa pra boi dormir...Não sinto melhora nenhuma quando vou ao supermercado fazer compras, paro na bomba de combustíveis para abastecer; quando chega minhas faturas de água e energia elétrica e, principalmente, quando preciso comprar um botijao de gás...FORA TEMER E TODA SUA QUADRILHA...

    0 0 Responder