Em algumas vias é praticamente impossível transitar sem cair em um buraco.

Parece repetida, mas não é. As reclamações dos motoristas de Patos de Minas quanto aos buracos nas ruas da cidade não param. Passados mais de 100 dias da nova administração, muitas ruas continuam com a pavimentação toda deteriorada.  Em algumas, está quase impossível trafegar sem ter problemas e a situação pode ficar pior porque não haverá recapeamento nos próximos dias.

Citar cada rua e avenida que está com problema em Patos de Minas é tarefa praticamente impossível. Há problemas em diversas vias de praticamente todos os bairros. Nem o Centro escapa dos buracos. Ruas como Major Gote e Doutor Marcolino também precisam passar por tapa-buracos.

E o problema parece que não será resolvido com o trabalho que vem sendo realizado. A Avenida Fátima Porto que já passou por operação tapa-buracos este ano voltou a ficar cheia de buracos e mato. E não foi só ela. Várias vias que passaram por reforma terão que passar por um novo serviço.

E as críticas da população não param. Eles já usaram mapa para ironizar o problema e diversas postagens foram feitas nas redes sociais. “Eu já paguei meu IPVA e o buraco de frente a minha casa na Rua Clariza Araújo está tomando todo o asfalto”, criticou um morador do Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Ele contou que a pavimentação precária no local vem desde o ano passado. “Já entrei em contato com a Prefeitura Municipal, mas nada foi feito. Eu já tapei estes buracos com cimento por conta própria, mas eles abriram de novo”, completou.

Na Avenida Ari Pessoa Franco, nos Bairros Cidade Nova e Ipanema, a situação está crítica desde o início do ano. Mesmo com a pista larga, não é possível trafegar pelo local sem cair em algum buraco. E como nestes lugares, há vários outros precisando da intervenção do poder público.

E a situação pode ficar ainda pior. Os servidores da Prefeitura Municipal pararam no final da tarde dessa quarta-feira (12) e só voltam na segunda-feira (17). A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que foram autorizados os servidores que trabalham na operação tapa-buracos a realizar horas extras durante o feriado, mas como não tinha asfalto na usina, não foi possível eles trabalharem. Com relação à contratação da empresa para recapear as ruas, foi emitida a seguinte nota:

NOTA TAPA-BURACO

"O processo licitatório Concorrência nº 02/2017 para contratação de serviços de tapa-buracos foi aberto em 22 de fevereiro de 2017 e, de acordo com a lei 8.666, a prefeitura tem que respeitar o prazo para a abertura dos envelopes, que é de, no mínimo, 30 dias. No dia 27 de março, houve a abertura dos envelopes de habilitação, tendo uma empresa inabilitada por falta de documentos e que entrou com recurso. Transcorridos os prazos para recursos, dando prosseguimento ao processo, houve nova sessão, em 04 de abril, para abertura das propostas em que duas empresas foram desclassificadas e que, legalmente, têm o direito de protocolar recurso. Neste momento, a licitação encontra-se em fase recursal, como previsto em lei."

Autor: Farley Rocha