Mesmo com o aumento de casos no Estado, a região de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, foi mantida na onda verde.

O Comitê Extraordinário da Covid-19 se reuniu nessa quarta-feira (25) para avaliar os números da pandemia no Estado de Minas e definir ações de prevenção e combate ao novo Coronavírus. A preocupação das autoridades de saúde aumentou, depois de constatar o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

Mesmo com o aumento de casos no Estado, a região de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, foi mantida na onda verde do Plano Minas Consciente. Mas as autoridades de saúde continuam alertando a população que a pandemia não acabou. Já a macrorregião de Saúde Sul vai regredir para uma fase mais restritiva do Minas Consciente.

Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade.

Mudança

As demais regiões na onda amarela são Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste.
Já as regiões que fazem parte da onda verde são Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

A região Leste é a única que permanece na onda vermelha, onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar.

Monitoramento

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.

“A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou.

O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou.