Imagem ilustrativa.

O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas divulgou, na tarde desta segunda-feira (05), estatísticas que mostram os números das queimadas na capital do milho e em toda a região. Ao todo, o aumento das ocorrências atendidas pela corporação relacionadas a incêndios florestais foi de 49%. No período de Janeiro a Setembro deste ano em relação a esse mesmo período do ano passado, o aumento foi de 44%. Além desses números, o Corpo de Bombeiros também deu dicas para evitar os incêndios.

De acordo com a Tenente Karla, na área do 12º Batalhão de Bombeiros Militares com sede em Patos de Minas e que abrange todo o Alto Paranaíba, até o mês de setembro, foram registradas 696 ocorrências de incêndios florestais, ou seja, um aumento de cerca de 49% em relação a este mesmo período no ano passado. Só em Patos de Minas, no período de Janeiro a Setembro foram registradas 359 ocorrências. Um aumento de 44% em relação a 2019.

Especificamente, em todo o mês de setembro de 2019, foram registrados 57 atendimentos de incêndio florestal no município de Patos de Minas, e no mês de setembro de 2020, o Corpo de Bombeiros tiveram 100 registros, um aumento de 75%. Diante disso, o CBM de Patos de Minas alertam aos proprietários de áreas rurais sobre a importância da prevenção para evitar incêndios e prejuízos nesta reta final do período de estiagem.

Confira a tabela com números de Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu e Unaí.

Além disso, os bombeiros reforçam que este é o período mais crítico, onde qualquer foco de incêndio pode se alastrar de forma muito rápida nas áreas rurais devido ao mato seco, ao ar seco, aos ventos fortes e principalmente ao calor, resultando em danos ambientais à vida e ao patrimônio. Por isso, é importante que os proprietários das fazendas, chácaras, e afins, tomem atitudes simples, mas extremamente úteis, que poderão tanto evitar o início dos incêndios quanto dificultar a propagação destes, propiciando condições para o efetivo combate às chamas.

Dicas do Corpo de Bombeiros para os proprietários e moradores da área rural:
1. Como evitar que incêndios iniciem em suas propriedades:
- não queimar lixo na área rural;
- não realizar limpeza de áreas utilizando fogo;
- não soltar fogos de artifício;
- não fazer fogueiras durante acampamentos;
- cuidar para que os fios das linhas de transmissão da rede elétrica estejam afastados entre si e também afastados de galhos de árvores para evitar curto circuito. (caso haja algum problema na linha de transmissão, não mexa; avise a concessionária de energia elétrica para demais providências).

Nem todos os incêndios são intencionais, muitos dos que causaram grandes tragédias começaram através de queima de lixo após a limpeza do quintal em torno da residência rural; ou uso do fogo para a para limpeza de áreas rurais que acabou fugindo do controle; ou também através de curto circuito nas linhas de transmissão que, com os ventos, acabam atingindo galhos, ou ainda acontece que próprios fios acabam encostando um no outro por falta de um espaçador.

As fagulhas do fogo ou do curto circuito acabam alcançando áreas de capim seco e o fogo propaga-se rapidamente, tornando-se um incêndio, geralmente, de grandes proporções.

2. Como evitar ou dificultar a propagação de incêndios vindos da faixa de domínio da rodovia ou de outras propriedades para a sua propriedade:
- construção de aceiros juntos às cercas de divisas com as faixas de domínio e também junto às cercas de divisas das propriedades;
- construção de aceiros junto às reservas, lavouras de grãos e às plantações de eucalipto, cana, café, etc;
- promoção da limpeza dos quintais, pomares e das áreas em torno das residências, galpões, garagens, currais, etc, removendo o capim e mato que porventura tenham crescido no local e que são os grandes responsáveis por propagar o incêndio até estes locais.

A grande dificuldade enfrentada pelos bombeiros e brigadistas durante o combate a incêndios na área rural é justamente a falta destas iniciativas. O capim alto e seco é o principal responsável pela propagação dos incêndios em vegetação, então a construção do aceiro e a limpeza das áreas em volta de residências, galpões, lavouras etc, dificulta a propagação dos incêndios e protegem o patrimônio, além de servir de ponto estratégico para os trabalhos de combate às chamas (sem estas iniciativas o combate fica muito prejudicado e os danos se multiplicam).

3. Como se preparar para o caso de os incêndios atingirem a propriedade:
- deixar equipamentos agrícolas e rurais como tratores com grade, caminhões ou caminhonetes que transportam água, bombas costais, enxadas, entre outros equipamentos disponíveis em locais seguros e protegidos, porém de fácil acesso e em condições de uso;
- deixar o pessoal, como funcionários ou moradores do local, preparados para um possível incêndio. Os adultos saudáveis e que tenham algum conhecimento para operar os equipamentos agrícolas e/ou combater um princípio de incêndio podem atuar, desde que não permaneçam sozinhos, sendo necessário pelo menos dois trabalhando juntos e sem se exporem a riscos desnecessários (A SEGURANÇA DAS PESSOAS VEM EM PRIMEIRO LUGAR);
- crianças, idosos e pessoas que não tenham condições físicas ou técnicas não devem de maneira nenhuma realizar combate a incêndio em vegetação dado o grande risco e o enorme desgaste físico que o trabalho impõe, podendo tornarem-se vítimas de ferimentos ou de morte.

Em casos de incêndio, acionem o Corpo de Bombeiros através do número 193.