Fórum de Patos de Minas

A Comarca de Patos de Minas ganhará nesta quinta-feira (14) mais uma Vara Cível. A criação da 4ª vara é uma conquista que vinha sendo pleiteada há muito tempo pela comunidade jurídica e pelos moradores. São milhares de processos correndo atualmente nas 3 varas existentes e a longa duração prejudica a prestação da justiça. Um novo cargo de juiz para a Vara dos Juizados Especiais também foi criado.

O Diretor do Foro da Comarca de Patos de Minas, o Juiz de Direito José Humberto da Silveira, falou sobre a cerimônia que contará com autoridades de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, cidades que compõem a comarca. Também contará com o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador Nelson Missias de Morais.

De acordo com o Diretor do Foro, atualmente há cerca de 24 mil processos em andamento nas 3 varas existentes. Com a inauguração da 4ª Vara, os processos serão redistribuídos o que vai encurtar a duração dos processos. “É uma carga muito pesada para os juízes que não vinham conseguindo atender de forma eficiente as demandas”, ressaltou.

Como as outras já existentes, a 4ª Vara Cível ficará responsável por uma gama muito grande de assuntos, como: contratos, casos de família, inventários, retificação, reparações de danos e etc. E todo o espaço já está montado no 4º andar do Fórum Olympio Borges para o funcionamento. “Móveis, computadores e programas já foram instalados”, informou.

O Juiz José Humberto também explicou que a partir de quinta-feira (14) a nova Vara já vai começar a receber processos, porém não foi designado um juiz para ocupar a vaga. “Isso é rápido. Após a inauguração, abre-se o edital e pode ser que haja alguma remoção interna ou a designação de outro juiz para o cargo”, explicou.

E as conquistas não param por aí. Outro grande problema é com a Vara dos Juizados Especiais que também está com um grande número de processos em andamento. Para isso, haverá a criação do 2º cargo de juiz o que vai dar mais dinâmica para o trabalho, atualmente coordenado pela Juiza Solange de Borba Reimberg, recém designada para a vaga. A inauguração vai acontecer às 10h00.