349669 2216 Ok
Publicado em 06/07/2017
Compartilhe:

Impasse entre Estado e Município deixa em risco o mais antigo prédio público da cidade

Já existe inclusive dinheiro em caixa para a realização das obras de restauração. Entretanto, a Prefeitura de Patos de Minas vem encontrando dificuldades para receber a documentação do imóvel.

As chaves estão em poder da Prefeitura.

A estrutura centenária do antigo prédio do cadeião, localizada bem no centro da cidade, está sendo projetada para receber o arquivo público. Já existe inclusive dinheiro em caixa para a realização das obras de restauração. Entretanto, a Prefeitura de Patos de Minas vem encontrando dificuldades para receber a documentação do imóvel.

As chaves estão em poder da Prefeitura. Mas para assumir a estrutura é preciso oficializar a doação. Segundo o diretor de patrimônio histórico da Prefeitura de Patos de Minas, Geenes Alves, representantes do Governo do Estado já foram procurados e até o Ministério Público entrou no caso para intermediar a negociação, que segue sem uma definição.

O prédio do antigo cadeião é tombado pelo Patrimônio Histórico e tem importante valor cultural para o município. A estrutura de dois andares foi construída em 1912 para abrigar a Câmara Municipal, o Fórum e Rés do Chão e Cadeia Pública. Com 105 anos, ele é o mais antigo prédio público de Patos de Minas e a enorme estrutura corre risco.

A maior preocupação é com o telhado. Não é de agora que a cobertura apresenta sinais de desgaste. Vidros quebrados e janelas abertas também contribuem para a deterioração da estrutura, que poderia estar funcionando e abrigando um dos muitos órgãos públicos do município que pagam aluguel.

O diretor de Patrimônio Histórico disse que o projeto de restauração do antigo prédio do cadeião está sendo finalizado e que o dinheiro existente no Fundo Municipal de Patrimônio Histórico está sendo reservado para fazer a restauração do imóvel. Falta apenas a liberação da documentação por parte do Governo do Estado.

Imagens atualizado em 06/07/2017 • 17 fotos

Autor: Maurício Rocha

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 06/07/2017
Compartilhe:

18 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Gabriel Dos Santos Birkhann | 2 meses, 1 semana atrás

    Eunice Caixeta Marcos Antônio Caixeta Rassi é de assustar quando se lê os comentários na matéria. Mais fácil apagar o passado, afinal, com isso, o estamento de sempre permanece no Poder. (Idem para a situação do Farnese aqui em P.O!)

    1 0 Responder

  • Hugo Borges amigo do Kid Peão | 2 meses, 2 semanas atrás

    Para que gastar dinheiro em um prédio velho e sem utilidade. Deveria investir dinheiro em saúde e educação. Quem quiser ver prédio velho viaje para Ouro Preto...

    0 1 Responder

  • Emerson | 2 meses, 2 semanas atrás

    Veja o estado que chegou esse albergue de morsegões. Não adianta investir em restauração. A administração patense hammer:não anda conseguindo nem manter às praças públicas conservadas. :pineapple:

    1 1 Responder

  • Jose | 2 meses, 2 semanas atrás

    Por mim joga no chao esse entulhao. Vamos evoluir bicharada. A vida eh um sopro. Todos vamos morrer n tem o pq deixar esse tipo de construçao em pe. Cnem quem defende essas porcarias olham pra elas qdo passamna porta.

    1 1 Responder

  • agroolo | 2 meses, 2 semanas atrás

    se a escritura e do estado, a prefeitura tem que parar de pagar aluguel com isso. usa este dinheiro para uma obra que e da prefeitura, praça, terrenos vagos da prefeitura, área da saúde, e muita coisa para cuidar, e deixa os imoveis do estado, deteriorar com o tempo, apenas cerca em volta de deixa o tempo acabar com isso. e muito simples administrar isso.

    2 2 Responder

  • Zé Tiao | 2 meses, 2 semanas atrás

    Joga isso no chão. Isso é da época que polícia torturava o povo, sendo ele de bem ou pessoa ruim. Isso só traz lembranças ruins. Passa a Patrol em cima disso tudo aí. Nem pipa tem mais pra comprar la na porta..kkkkkkkkkk

    4 5 Responder

  • Patense | 2 meses, 2 semanas atrás

    O melhor a fazer é derrubar e construir outra coisa com mais aproveito , já chega de tanto prédio histórico tem uns povo daqui de patos que gosta de viver no passado , o passado já passou.E outra patos não é cidade histórica.

    5 5 Responder

  • J.D.S | 2 meses, 2 semanas atrás

    É viável e necessário "tombar" esse Patrimônio com a máquina. ((((Só tirar várias fotos antes.)))) É melhor construir um moderno prédio espelhado azul. Se o poder público estivesse mesmo preocupado com patrimônio histórico não teria deixado demolir uma bela casa de esquina ao lado do colégio NS das Graças. Vou até mais longe. Se tivesse alguma preocupação não teria esses enormes prédios na Getúlio Vargas tirando todo a imponência e glamour da nossa Igreja Matriz.

    29 9 Responder

    RUNNING WILD - 2 meses, 2 semanas atrás

    Igreja é imponente só para quem é católico, o que não é unanimidade em Patos de Minas e também em qualquer lugar do mundo.

    3 9

    Patense - 2 meses, 2 semanas atrás

    Alguém sabe informar se a Matriz é tombada? Pelo que sei é. Bem se é tombada, como foi permitido que fosse feito aquela reforma, mudando toda faixada dela? Cadê os órgãos que fica fiscalizando?

    1 0

  • Pé de Sapo | 2 meses, 2 semanas atrás

    Passa logo pro chão! O gasto com reformas é alto e tem que reformar sempre! Faça no local uma construção arrojada com arquitetura moderna e ecologicamente correta.

    27 12 Responder

  • Sincero | 2 meses, 2 semanas atrás

    Normal, a prefeitura deixou o aeroporto fechar, que tem muito mais importância que essa casa antiga, então pessoal, esquece :smirk:

    28 5 Responder

carregar mais comentários