Impasse em atendimento a garoto que bebeu ácido pensando ser refrigerante vira caso de Polícia

Inconformado com a situação, o médico que veio acompanhando a criança acabou acionando a Polícia Militar.

publicado em 22/06/2019, por Maurício Rocha


Viaturas da Polícia Militar foram para o Hospital Regional para intermediar o impasse.

O atendimento a um garoto de apenas 10 anos que chegou a Patos de Minas em estado grave após ingerir uma espécie de ácido gerou um grande impasse. Embora seja referência para toda a região, o Hospital Regional não dispunha de um pediatra na noite dessa sexta-feira (21). Inconformado com a situação, o médico que veio acompanhando a criança acabou acionando a Polícia Militar. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

A família mora em uma fazenda, mas o incidente aconteceu em uma casa no distrito de Brejo Bonito. O garoto de 10 anos e um irmão de 15 anos acompanhavam a mãe que foi contratada para fazer faxina em uma casa. O garoto viu o líquido em uma garrafa pet e pensou ser refrigerante. Ele bebeu o chamado LAT 300 e começou a passar mal. O irmão mais velho é que viu o estado do garoto no quintal e chamou a mãe. 

A criança foi levada para Cruzeiro da Fortaleza e teria sido encaminhada para o Hospital Regional através da central de regulação do SUS Fácil, com a chamada Vaga Zero, que é para casos de urgência. Mas chegando em Patos de Minas, o atendimento não foi o esperado. O Hospital informou que não havia pediatra de plantão e chegou a cogitar o retorno da criança. Foi aí que o médico que acompanhava o garoto deicidiu acionar a Polícia Militar. 

O incidente aconteceu por volta de 16h00. A Polícia Militar foi acionada após as 19h00. O caso do garoto era bastante grave. Mas sem outra alternativa, a direção do Hospital Regional decidiu dar prosseguimento ao atendimento. O médico Alfredo Nakao informou que o caso é grave e que o Hospital não dispõe de todos os recursos necessários para tratar a criança. Além disso, segundo ele, o Hospital Regional sofre com a falta de médicos, principalmente de pediatras. 

Segundo o diretor técnico, o Hospital Regional perdeu três pediatras e não houve contratação para suprir essas vagas.. Ele informou que a situação já foi repassada ao Governo do Estado, que administra o Hospital Regional, a Secretaria Municipal de Saúde e também ao Ministério Público e não descartou que problemas como este voltem a acontecer.

Imagens atualizado em 22/06/2019 • 15 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 22/06/2019
Compartilhe:

63 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Junin | 8 meses, 1 semana atrás

    Que feio em MP de patos de minas ...voces ciente disso ainda....

    46 1 Responder

    cidadão - 8 meses, 1 semana atrás

    Quando ganhei minha filha a um mês atrás tbm n tinha pediatra no regional , olha q ainda foi meio de semana .N tem pediatra no meio da semana e bem final , afinal dia nenhum .

    14 1

    zé de andrequice - 8 meses, 1 semana atrás

    só servem para encher o saco de quem está gerando empregos. o dr, Nacau está cheio de razão, o Pilantreo quebrou o Estado e o Rozema é incompetente para gerir tamanha crise.

    17 9

    Carlos - 8 meses, 1 semana atrás

    Até aqui no judiciário de bh corre a fama d corrupção do MP de Patos. Tds podem acionar a corregedoria e ouvidoria pelo site. C as mudanças nos governos temos esperança q se investigue.

    7 0

    justica - 8 meses atrás

    E só tirar os auxílios dos deputados,que o Estado consegue pagar os pediatras e os funcionários do Hospital Regional em dia!Cadê a coordenação do Hospital que sabe da situação e nada e feito,este hospital e referência de 33 a municípios e o motivo de não ter pediatra e deixar morrer? Parabéns profissionais da Saúde não deixem de prestar socorro por falta de profissionais,façam sua parte e chame mesmo a policia se caso precisar! E assim que devem agir,não negligência a Saúde como muitos andam negligenciando!!!

    11 0

  • Não sou daqui | 8 meses, 1 semana atrás

    Falta de respeito, descaso total com nois que precisamos, que n temos convênio.

    38 1 Responder

  • Lagoense Infeluz | 8 meses atrás

    Na minha modesta opinião esse desgovernador Zema tá de sacanagem com povo So sabe reclamar e falar em cortar cortar e cortar, Mais corta so dos pobres. Proibir de contratar médico pra atender no HR é brincadeira seu Governador. Decepção é a palavra pra esse governo que se diz Novo

    35 13 Responder

  • Conhecedor | 8 meses atrás

    A direção do hrad não é humanizada, só pensa em número, o lado administrativo não trabalha, ficam em reunião o dia inteiro e cafezinho do bao e do melhor.

    35 8 Responder

  • Bozo | 8 meses atrás

    O PT acabou com a saúde.

    33 25 Responder

    Frouxo - 8 meses atrás

    Não sou fã, mas votei no Bozo. Esse PT deu PT em tudo que pôs a mão ou deu palpite. Credo! Que fase! Teremos que importar algum político da Noruega ou chamar o Batman.

    19 12

  • Taburete | 8 meses atrás

    Resumindo...nesses casos de extrema gravidade ou seja urgência... O requisito não é especialista ainda mais que já tinham a vaga zero! requisito é agora vamos atender não importa idade importa ser humano!não me venha com desculpas

    33 4 Responder

  • Urubu do 17 | 8 meses, 1 semana atrás

    Uai, cade os promotores modinha do ministério público?

    30 1 Responder

    Doida - 8 meses atrás

    Esses só servem para o hospital São Lucas ????

    5 0

  • Conselheiro de saúde | 8 meses, 1 semana atrás

    Uma irresponsabilidade do médico regulador. Mandou a criança em vaga zero mesmo sabendo que não havia pediatra. Tirou apenas a responsabilidade de suas costas. Típico da regulação

    29 22 Responder

    Kaká - 8 meses, 1 semana atrás

    E o regulador ia fazer o que? Deixar o menino morrer? Não tinha pediatria, o que é um absurdo, mas tinham outros médicos, e com certeza tem mais recursos no HRAD do que onde o menino estava.

    28 4

    Médico - 8 meses atrás

    Qual a outra opção?? Deixar a criança morrer?

    19 4

  • Morena | 8 meses atrás

    Se nesta espelunca não tem um profissional que entende de envenenamento, pode capar todos e jogar no beco. Este garoto não é mais uma criança, já é um pré adolescente. Outra coisa , qualquer outro médico que estava aí tinha que saber sim resolver esse caso, não é o primeiro paciente que aparece nesse hospital com caso assim. Todo especialista ,antes de mais nada estudou o básico. Por isso que não dou papo pra Médico, ainda mais esses de hoje, não sabem aonde estão seus narizes, todo exames que olham arrumam uma doença e um monte de remédios . E ainda acham que são os Tal , Ó do BÓRÓGÓDÓ.

    29 16 Responder

    Maria - 8 meses atrás

    Não da papo pra médico e não respeita os profissionais né dona Morena?! Então quando adoecer procure um veterinário ou um açougueiro, será muito bem atendida!

    12 8

    Morena - 8 meses atrás

    Vc deve ser o Japonês ou o Queiroz kkkkk. Eu sou de ferro, nunca precisei de ir ao Médico. Vcs são cada qual mais louco que o outro. Gosto é de me alimentar bem , exercícios físicos, dormir bem, e creio na cura natural .

    2 3

  • É preciso mais amor | 8 meses, 1 semana atrás

    Que vergonha . Onde chega às coisas ser preciso acionar a PM para que essa criança em estado grave ser atendido. Gente antes das leis vem o amor. Parem de colocar as normas em primeiro lugar. Vcs senhores médicos e profissionais da saúde; suas profissões antes de ser remuneradas são sagradas . Deus restabelece vidas através de vcs.

    29 5 Responder

  • Paulo | 8 meses, 1 semana atrás

    Caso de envenenamento nao necessita de pediatra qualquer medico pode atender, isso é falta de responsabilidade com a vida humana mesmo. Homissao de socorro por parte do hospital, esse medico tem e que criar vergonha falar que necessita de pediatra pra atender envenenamento.Descasso mesmo,não quer trabalhar da a vaga pra outro.

    29 5 Responder

    maria - 8 meses atrás

    o medico da origem,inclusive.

    0 0

  • Kamila Gonçalves | 8 meses, 1 semana atrás

    ABSURDO! É o devido nome, para a atitude da Enfermeira negligente do Pronto Socorro neste plantão! Não só dela como de todo corpo Diretor do Hospital!! Não ter profissional da área pediátrica não é problema para iniciar um tratamento de urgência na criança, visto que neste mesmo plantão o Hospital contava com um clínico Geral! Revoltante ver o descaso com essa criança! Parabéns ao nobre médico de Cruzeiro da Fortaleza que não mediu esforços para salvar esse garotinho! O Senhor nos faz acreditar que a Saúde Publica ainda conta com profissionais éticos!

    28 15 Responder

    Doidinha - 8 meses atrás

    Agora quero saber oq a enfermeira tem com isso? Precisa é de um pediatra ou no caso o clínico, para a equipe de enfermagem poder fazer os procedimentos necessários após o atendimento médico! Agora tudo bem a enfermeira! Para de ser ridícula!

    4 5

    Beto - 8 meses atrás

    Oq a enfermeira tem a ver com isso ????? Enfermeiro e subordinado de médico minha filha !! Vc acha que um enfermeiro pode medicar um paciente sem prescrição de um médico??? Vc não entende nada msm !! Mas quer falar merda....

    6 5

    Patense - 8 meses atrás

    O que a enfermeira tem a ver com o caso? Ela é pediatra? A responsabilidade aí é do médico clínico e não dá enfermeira

    5 4

  • Pirilampo | 8 meses, 1 semana atrás

    Esse é o "novo Brasil", pra fazer uma consulta de uregência no sus temos que levar junto conosco um clínico e dois militares da pm, senão não há atendimento. O velho ditado militar está de volta: "Brasil, ame-o ou deixe-o", assim o último a sair apague a luz por favor.

    25 22 Responder

    Ao vivo e a cores - 8 meses atrás

    Desde quando o Brasil teve um SUS digno? Nunca, passa ano atrás de ano e é a mesma coisa, nosso dinheiro está sendo usado para comprar frigobar para 17 energúmenos proclamados vereadores pela população Patense.

    21 0

  • Cadê o Queiroz? | 8 meses atrás

    Tem 3 anos que a Turma do Bozo deu o golpe na presidenta Dilma. E o Brasil só afundando depois que tomaram o governo do PT. volta, Lula.

    24 40 Responder

    Funga - 8 meses atrás

    Olha o desespero, o TEMERário era vice da DILMAnta.. Já esqueceu até disso? Credo... e ainda procura pelo Queiroz.

    20 10

  • Agoniado | 8 meses, 1 semana atrás

    A saúde em Patos de Minas está um caos. E se não bastasse isso, existe uma espécie de máfia entre os médicos da cidade. Só entram pra trabalhar quem tem um Q.I. (quem indica) mais alto. Pediatras recém formados tem pra trabalhar na cidade, mas não são do interesse da alta cúpula, porque eles ainda não foram corrompidos O Ministério Público deveria entrar nesta questão e obrigar o Estado a contratar de forma honesta, outros profissionais.

    24 4 Responder

  • Revoltada | 8 meses atrás

    Que povo parado,na upa tem pediatra sim,perdendo tempo c regional,a upa tem pediatra

    23 2 Responder

    sei n - 8 meses atrás

    Olha já fui diversas vezes e ouvi de vários conhecidos que foram também la e quase nunca tem pediatra.Geralmente é o clinico que atende,e isso e durante o dia e a noite.

    0 0

  • Justiça | 8 meses, 1 semana atrás

    Essa espelunca cada vez pior. Minha mãe de 85. Anos passou mal e levei ela a esse hospital fiquei enojado e contei até três para não fazer besteira diante da negativa em atender minha mãe. O povo de Patos para mim é bem acomodado e passivo com esse hospital. Ele de maneira alguma atende os patenses. Só gente de fora. Me provém o contrário. Esse hospital não serve para os patenses. Somente gente de fora. Porque não fecha de vez essa espelunca.

    22 24 Responder

    Paula - 8 meses, 1 semana atrás

    Entendo sua indignação, mas o hospital é bom sim.

    12 3

    . - 8 meses, 1 semana atrás

    Primeiro você deveria saber que o hospital regional não atende gente que "passou mal" independente da idade, você deveria ter procurado atendimento na Upa. Se a espelunca não atende pq foi lá procurar atendimento lá? Não tenho nada a reclamar, fui bem atendida lá e olha que cheguei acidentada numa troca de plantão. Paga um convênio ué, a única diferença é que você vai tomar um chá de cadeira num assento mais confortável.

    11 6

    Super sincero - 8 meses atrás

    Meu filho, O HRAD nao e de Patos, ele e do estado e atende 33 minicipios da regiao. Ignorante

    12 2

    Zé Povim - 8 meses atrás

    Bairrista ignorante! O próprio nome do Hospital diz: R-E-G-I-O-N-A-L. Portanto Não deve nem deverá atender apenas a sua cidade.

    5 0

  • REAL | 8 meses, 1 semana atrás

    Não tem médico em hospital não. Sexta à noite? Estão comemorando inauguração de cooperativa financeira por aí, inclusive esse da entrevista. Nesses salões de festa vocês encontram eles, com certeza.

    21 18 Responder

    Sábio - 8 meses atrás

    Pelo que me conste, o HRAD estava sem plantonista pediatra no dia em questão, ou seja, não havia esse profissional na escala. Portanto o que os médicos fazem ou deixam de fazer em seus dias de folga não interessa a ninguém, ou até nisso vcs querem opinar?!

    13 4

    Maria do Bairro - 8 meses atrás

    Se o médico ta de folga tem que festejar sim.

    2 2

  • Na Real | 8 meses, 1 semana atrás

    Oque é engraçado no Brasil; se não fosse critico! Que para pagar imposto no País, não tem dia, não tem hora, não tem norma, mas para você receber de volta, aquilo que é de direito seu...aí só Deus para ajudar, sem contar que ainda tem aquela Lei que diz: desacatar funcionário publico...etc,etc,etc!

    21 2 Responder

    João - 8 meses atrás

    Verdade ele nos humilla dizendo meu direito vc não pode desacatar eles fica za ZAP não tá nem aí viva que. Votou bozo

    6 4

  • O amigo do doutor | 8 meses, 1 semana atrás

    Esse é o retrato do Brasil falta de tudo falta saúde, segurança, educação só não falta políticos e corruptos quando vem esses ladrões, sangue suga em tempo de eleição pedir apoio político (voto) dá nojo só de olhar na cara deles

    21 0 Responder

  • Riala Mafon | 8 meses atrás

    QUE PAÍS É ESTE ? Nós nacionalistas e progressistas somos sempre mandados pra Cuba e por sinal se fosse lá o menino seria atendido com a mais alta qualidade médica e prontamente. Parabéns ao médico nissei pela Espiritualidade. Que Maria Santíssima nossa mãe, olhe carinhosamente por essa criança, que assim seja.

    20 33 Responder

    Carlos o foda - 8 meses atrás

    Riala vai a merda com Cuba. Melhor dizer qualquer país da América do sul atenderia esta criança melhor. Mas vc pelo jeito conhece Cuba e deve saber que uma criança desta só come carne uma vez por semana. E de porco certo então pare com este bla bla bla e vamos orar a Jesus Cristo para está criança.

    9 7

    Riala Mafon - 8 meses atrás

    Carlos o foda------------Não tente buscar água no "Rio das Ilusões" com uma peneira, não fuja ao fato. Negar que Cuba tem uma medicina exemplar é ser muito mal intencionado. O que vc quis dizer com carne de porco uma vez por semana ?

    2 0

  • Carlos o foda | 8 meses atrás

    Medicos de emergencia e urgência tem que atender td. Não sabe chama o colega para ajudar. É importante parar de rifar a medicina e atender todos os pacientes. Desculpinha de não ter pediatra e jogar a bomba na mão do medico que veio de longe sem recurso toma vergonha médico do regional o que o pediatra ia resolver nesta situação diferente do emergencista?

    19 28 Responder

  • Daniel | 8 meses, 1 semana atrás

    Quem tá brigando por nós? O hospital regional tem que sempre está preparado para grandes acidente dá região para fazer jus ao nome! Kd os deputados estaduais e federais que estão fiscalizando?

    19 0 Responder

  • Sagitariana | 8 meses, 1 semana atrás

    Sem palavras,pra um acontecimento desses,um hospital não ter PEDIATRA,e aí?a criança morre?pq nenhum outro médico sabe ou pode fazer os procedimentos pra salva lá????tenha santa paciência,e tem pessoas(matutos)que ainda pensa que médico sabe td,e tipo "deus"...

    17 12 Responder

    Carlos - 8 meses, 1 semana atrás

    Esse japonês está de sacanagem? Na ausência de médico então é melhor a criança voltar p morrer em casa do que receber cuidados de um clinico? São raros os médicos q n desumanizam os pacientes.

    36 18

  • Tuty | 8 meses atrás

    Me solidarizo e fico muito triste pela situação, o estado do menino, mas os pais deveriam ensinar os filhos a nunca mexer em nada na casa dos outros. O menino já têm 10 anos, não é a criança de colo que têm que ficar de olho no o que coloca no boca. Situação triste. Deus o abençoe ????

    10 28 Responder

  • marcolino de barros | 8 meses atrás

    :rage: :rage:esse governo de incompetentes nao faz nada para saúde so quer roubar,vc chega la na UPA vc fica 5 horas para ser atendido, antigamente o regional era muito bom a gente chegava nele era atendido de mediato, agora ficou esse caso de profissional de merda olha para vc ver cade o medico que era para esta de plantão dessa bosta eu nao sei o que vai ser de patos nao com esse governo que nao tira o cu da cadeira :rage:

    9 22 Responder

    Frouxo - 8 meses atrás

    Mais um boca suja peteba que reclama de tudo, mas apoia a bandidagem presa e condenada por roubar recursos públicos que deveriam ser aplicados para atender às necessidades da população. Eu concordo que os serviços públicos estão horríveis, mas não se pode negar que a turma dos vermelhinhos esteve no poder por mais de 15 anos e fez muita maracutaia.... parece que vive em outro planeta e não quer enxergar... O BOZO também não vai fazer muita coisa, pois é incompetente e teimoso, mas pelo menos o projeto de poder e roubo dos vermelhos foi quebrado... Preocupemos agora em acompanhar o BOZO e se fizer baderna, tiramos ele também.. Não adianta cuspir tantos palavrões, xingar em redes sociais, isso não muda nada e só mostra o quanto é ignorante.

    11 4

  • A Verdade | 8 meses atrás

    Cadê os prefeitos e deputados da região pra conseguirem pediatras pro nosso regional? Não é todo clínico que está apto às atender crianças, alguns já estão há mais de 10 anos só atendendo adultos! E como foram contratados para atender adultos não tem o porque estarem preparados para atender crianças.

    9 0 Responder

  • Paciente | 8 meses atrás

    Aí anda faltando de tudo, não tem neurologista, pediatra, obstetra. Já foi hospital bom agora está largado de lado. Fiquei internada lá e pessoal me tratou bem mas deu pra ver que tava cheio e todo mundo trabalhando. Cadê alguém pra cobrar do governo? Diz que saiu muita gente boa dai..

    8 1 Responder

    Playboy 8 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Edu - 8 meses atrás

    Paga imposto pra que? Não e a toa que imposto e roubo. não tem retorno.

    1 0

  • Marema | 8 meses atrás

    Com o Bozo tudo piora a passos largos.

    7 12 Responder

    pp - 8 meses atrás

    isso é culpa dos ptralhas 16 anos de poder, Pimentel safado

    3 1

  • PIEROTE 8 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Tuty - 8 meses atrás

    Concordo Pierote.

    4 0

carregar mais comentários