O imóvel construído para abrigar um Posto Avançado de atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros e que se tornou alvo de polêmica em Patos de Minas, finalmente vai ganhar uma destinação. Ele será usado para abrigar o Programa Melhor em Casa que será lançada no próximo mês pela Prefeitura Municipal.

O prédio que custou R$ 310 mil foi concluído em 2017, mas passou esses anos todos sem ser utilizado por causa de um erro no projeto. A garagem ficou baixa demais e não cabe as ambulâncias maiores, que guardam medicamentos e não podem ficar no sol. Na última semana, o Patos Hoje recebeu denúncia de que o imóvel estava sendo usado como garagem. Todos esses problemas, no entanto, serão resolvidos com uma nova destinação do imóvel.

Segundo o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o local vai abrigar o Programa Melhor em Casa que foi antecipado por causa da pandemia do coronavírus. Trata-se de uma iniciativa para cuidar de pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas para chegar a unidade de saúde e que o atendimento domiciliar é o mais indicado.

O Programa Melhor em Casa terá médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social, entre outros funcionários que totalizarão 20 pessoas. A central vai oferecer toda a assistência para as pessoas que estiverem sendo tratadas em casa. “Entendi que a gente vai dar uma utilidade àquele imóvel”, ressaltou o prefeito. Segundo o chefe do executivo, os carros que estavam estacionados lá são de pessoas que estão trabalhando na montagem do programa.

Além de aumentar a disponibilidade de leitos nas unidades de saúde nesse momento de incertezas relacionadas ao Coronavírus, o Programa Melhor em Casa vai também dar mais conforto aos pacientes que poderão ficar em suas residências e diminuir o risco de infecção hospitalar. A expectativa é de que o Programa comece a funcionar no dia 1º de abril.