349669 2216 Ok
Publicado em 08/03/2017
Compartilhe:

Com vários danos, imóvel mais antigo de Patos de Minas é interditado pela Defesa Civil

A fiscalização aconteceu após um pedido do Ministério Público para que sejam verificadas as condições do prédio.

Foram encontrados vários danos na estrutura da Igreja.

A Defesa Civil do Município de Patos de Minas, coordenada pelo Tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros, interditou nesta quarta-feira (08) a Igreja Matriz do Distrito de Santana de Patos. O telhado da igreja chegou a ser trocado, mas não teve uma restauração efetiva e o bem mais antigo de Patos de Minas ameaça desabar.

A fiscalização aconteceu após um pedido do Ministério Público para que sejam verificadas as condições do prédio.  Um parecer arquitetônico já pedia a interdição do imóvel. De acordo com o Tenente Fernandes, foram verificados no prédio, que é bastante antigo, vários danos na estrutura de alvenaria quanto na de madeira.

O oficial explicou que foram encontrados trincos e rachaduras nas paredes. Os pilares que ainda são de madeira apresentam podridão e há muito caruncho no madeiramento. Algumas partes do forro também já se soltaram. E não para por aí. A parte elétrica está toda exposta, com tomadas parafusadas nos pilares de madeira, gerando risco de choque elétrico.

Imagens atualizado em 08/03/2017 • 16 fotos

Diante dos riscos, Tenente Fernandes, por medida cautelar de segurança, decidiu interditar por tempo indeterminado a Igreja, até que seja feita a reparação dos danos. Um laudo de engenheiro deve ser providenciado para que as obras sejam iniciadas. Ela já havia sido interditada em fevereiro de 2013, por causa de problemas principalmente no telhado.

O telhado foi trocado e as missas voltaram a acontecer na Igreja. Com a interdição, os moradores deverão encontrar outro local para a celebração das missas. O imóvel é o patrimônio arquitetônico mais antigo do município com quase 200 anos. Ela pertence à última fase do barroco mineiro com belos altares talhados em madeira em estilo colonial.

Autor: Farley Rocha

Giraffas
Postado em 08/03/2017
Compartilhe:

25 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • De quem é o imóvel? | 6 meses, 1 semana atrás

    Fiquei com uma dúvida lendo essa reportagem. Essa igreja é propriedade da diocese de Patos de Minas ou do município de Patos de Minas? Quando um imóvel é tomado pelo patrimônio histórico é o proprietário ou o município que arca com as despesas da reforma? De quem é a responsabilidade pela conservação dessa igreja? Do município ou da diocese de Patos de Minas?

    0 1 Responder

  • Pirilampo | 6 meses, 2 semanas atrás

    200 anos!! É de admirar que ainda esteja de pé...

    0 2 Responder

  • Reforma espiritual | 6 meses, 2 semanas atrás

    Eu não sou contra reformas de igrejas, por vários motivos; compreendo a sua importância, ainda mais em se tratando de igrejas que foram tomadas pelo patrimônio histórico. No entanto, gostaria de chamar a atenção para uma realidade mais preocupante que é a situação espiritual da Igreja Católica em Patos de Minas. A Igreja Católica em Patos de Minas passa por uma terrível crise espiritual, principalmente devido ao clero, que é um clero que gosta de dinheiro, de poder e de uma vida boa no conforto e no luxo e que corre dos fieis como o diabo corre da cruz. Diante desse problema, é urgente uma reforma do clero de Patos de Minas, do clero da diocese de Patos de Minas. O povo de Patos de Minas deve ter feito coisas muito graves mesmo para merecer um castigo tão grande desses, que é ter pastores tão maus. Quem sabe se o povo de Patos de Minas buscar viver mais a humildade, a castidade, a bondade, a misericórdia, Deus tenha misericórdia de seus filhos que moram nesta diocese e converte os corações duros dos padres da diocese de Patos de Minas.

    4 10 Responder

  • Mineiro observador | 6 meses, 2 semanas atrás

    É seu dono arrumar!

    3 4 Responder

  • Descaso das autoridades eclesiásticas | 6 meses, 2 semanas atrás

    Essa igreja sempre foi relegada ao abandono e ao descaso pelas autoridades eclesiásticas responsáveis por ela no passado. As dos presente, eu não sei qual é o posicionamento em relação a esse problema. Mas não deixa de ser uma vergonha para as autoridades eclesiásticas do passado essa situação à qual essa igreja chegou agora no presente.

    5 3 Responder

  • católico desolado | 6 meses, 2 semanas atrás

    Alguém sabe a que paróquia pertence essa igreja de Santana?

    1 6 Responder

    J - 6 meses, 2 semanas atrás

    Cruzeiro da Fortaleza

    4 0

    Observador - 6 meses, 2 semanas atrás

    http://www.diocesedepatosdeminas.org.br/index.php?pagina=grupo_conteudo&tela=13&sub=Hist%C3%B3rico

    0 0

  • Dinorá | 6 meses, 2 semanas atrás

    Uma população que aceita pagar de bom grado salários de mais de 10.000,00 por mês para 17 a... funcionais não tem direito e não pode falar nada. Calada!

    4 5 Responder

    católico desolado - 6 meses, 2 semanas atrás

    Você não deve ser católica para falar desse jeito.

    0 5

  • paulo gogo | 6 meses, 2 semanas atrás

    e a matriz.. 1 milhão e meio... ta saindo de onde esse dinheiro

    5 2 Responder

    Zé Boceta - 6 meses, 2 semanas atrás

    Uai, sái das cestinhas que os infiéis depositam em todas as missas.

    5 2

    Catedral - 6 meses, 2 semanas atrás

    Prezado Paulo, o nome correto da "matriz" é Catedral. Chama-se catedral, pois é onde está a sede do bispo, a cátedra do bispo, daí catedral, entendeu?

    2 12

  • Carlos Maçom | 6 meses, 2 semanas atrás

    Calamidade instaurada! Gostaria de comunicar a comunidade referida que nós da Loja Maçônica, iremos tomar todas as medidas cabíveis para resolver tal situação. Isso é inadmissível.

    2 7 Responder

    Marco Aurelio - 6 meses, 2 semanas atrás

    Desculpe, mas um Maçom VERDADEIRO não faria um comentário desse!!!!

    4 0

    menino bom - 6 meses atrás

    Parece que está chovendo. Parece também que tem telhas quebradas... Não é mesmo irmãos?

    0 0

  • PEDRO PEDREIRA | 6 meses, 2 semanas atrás

    Igreja só quer o "venha a nós". Na hora dela desembolsar para reformar o seu próprio patrimônio ela "refuga", se fazendo de vítima. Só quer saber dos seus fiéis cordeiros pagarem de seus próprios bolsos a reforma do seu templo e no final ficar com os louros do sucesso. Por isso que ela tem o maior patrimônio do mundo, pois ela ganha tudo sem gastar nada, e ainda não paga impostos.

    5 7 Responder

carregar mais comentários