349669 2216 Ok
Publicado em 28/02/2017
Compartilhe:

Igreja Católica e CNBB lançam a Campanha da Fraternidade 2017 nesta quarta-feira de cinzas

O tema deste ano é: ” Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”.

Dom Cláudio Nori Sturm - Bispo em Patos de Minas.

Com o início da Quaresma nesta Quarta Feira de Cinzas, 01º de março, a Igreja Católica, motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – faz o lançamento da Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é: ” Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola, durante os 40 dias que antecedem a Páscoa.

A proposta da Campanha da Fraternidade é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região do país.

Além de cartaz, a Campanha da Fraternidade tem oração e hino com refrão:

“Da Amazônia até os Pampas,

do Cerrado aos Manguezais,

chegue a ti o nosso canto

pela vida e pela paz”

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 28/02/2017
Compartilhe:

19 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • um católico | 6 meses, 3 semanas atrás

    A Igreja Católica em Patos de Minas precisa de uma profunda renovação espiritual. Quem sabe dos problemas do clero e da falta de caridade e fraternidade entre os próprios católicos, vai entender do que eu estou falando.

    3 5 Responder

  • um espirita | 6 meses, 3 semanas atrás

    Há bem da verdade , o que a humanidade precisa é ser mais cordial , mais tolerante , mais caridosa ,menos oportunista , menos arrogante ,menos exploradora , menos falsa .todos sabem o caminho do bem . não precisa ficarem lembrando as pessoas disto .todos sabem quando estão fazendo o certo e o errado .é só consultar a consciência . mitos, dogmas ,anátemas, imposições , rituais , crenças inúteis , não irão resolver as discórdias e conflitos criados por doutrinas religiosas .

    2 1 Responder

  • Chacall Originall | 6 meses, 3 semanas atrás

    Andar no caminho de Deus é bem difícil, não é pra que quer é pra quem pode seguir os seus caminhos. Acho que as pessoas precisam respeitar a Fé, a crença e religiosidade dos outros. Se não gostam de ir as igrejas não é necessário ficar levantando falso testemunhos contra aqueles que acreditam na palavra de Deus. Que vão pescar, caçar, beber pinga nos butecos e jogar futebol etc. A religião é necessária para que possamos agradecer Deus de forma reta e adequada do caminho. Só existe uma religião verdadeira que o próprio Deus instituiu, nos revelou através de seu filho nosso senhor Jesus Cristo. Portanto, somos responsáveis pra dar seguimento dos Apóstolos . Jesus disse, IDE e pregai o evangelho a todos os povos da terra

    3 4 Responder

    Nerv long - 6 meses, 3 semanas atrás

    Meu caro religiosidade Não é religião, por favor não confunda instituições religiosas com religiosidade, as instituiçoes apropriou-se de Deus e espalha por aí através de lavagem cerebral nas que quem não servir a elas não chegará a Deus que é uma mentira, Deus não é propriedade de religião é de pessoas quem tem religiosidade.

    0 3

    Verdade - 6 meses, 3 semanas atrás

    Falou e disse Chacal, o povo nao quer saber de fé e igreja não!! Abusando e criticam daqueles vai participar de Missas ou culto nas Igrejas. E quando o demônio vai pra cima deles o primeiro nome a sair dá boca é Jesus Cristinho de cá e nossa senhora de lá.

    2 0

  • Renato | 6 meses, 3 semanas atrás

    Não suporto esses fanáticos religiosos, que bebem, fumam, cheiram, passam o rodo durante o carnaval, ai chega a quarta feira de cinzas, e não come carne porque é pecado. Em outros dias que comem carne vermelha, mais fazem o sacrifício de comerem peixes que custam os olhos da cara, sem contar o bacalhau que custa mais caro ainda.

    7 6 Responder

    um católico - 6 meses, 3 semanas atrás

    Infelizmente uma coisa que os católicos não levam a sério é a castidade. Muitos precisam fazer penitência do vício da luxúria.

    4 5

  • REFLETIR; | 6 meses, 3 semanas atrás

    Devemos entender significado de tudo( começando por nós) Não se discute templos e modo de pregação de cada( todas merece respeito). O que DÊUS quer saber e o que nosso coração esta buscando.( O que nós estamos, buscamos em um TEMPLO :church:) PARA DÊUS O TEMPLO MAIS IMPORTANTE É NOSSO CORAÇÃO . POIS E ELE QUE VAI DIZER QUAL A VERDADE QUE ESTAMOS BUSCA. OBSR ;{{ Dêus disse; se você me invocareis e chegar a mim para orar. Eu vos darei toda a atenção. Vocês que me buscar, vão me encontrar. Mas quando me buscar de todo coração. Eu me deixarei ser encontrado por vós disse; o SENHOR, e os conduzirei de volta do cativeiro, restaurando a vossa sorte ( fé)}}. CONT olha A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os (cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz). Durante a Quaresma a( Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor). {A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento}. Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes:[ 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc]. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com :pray:[três dias de oração, meditação e jejum]. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma. :pray:

    4 2 Responder

    CREDO FIA - 6 meses, 3 semanas atrás

    credo, vc ta com tempo mesmo, escrever isso tudo? aff

    4 2

    um católico - 6 meses, 3 semanas atrás

    Você disse: "Não se discute templos e modo de pregação de cada ( todas merece respeito)." Penso que você foi muito genérico. Poderia ter sido mais específico. Em relação à campanha da fraternidade, eu discordo de sua opinião, pois ele foge do verdadeiro sentido da quaresma, que é a oração, o jejum e a esmola. Biomas e diversidade, que é o tema da CF é um assunto que deve ser deixado aos especialistas e não levado aos púlpitos, onde se deve pregar Nosso Senhor Jesus Cristo e as verdades da salvação. Agora em relação às outras igrejas cristãs, eu concordo com você no sentido de que elas merecem respeito. Aliás, a unidade dos cristãos é algo sumamente desejável. No mais, seu texto foi extremamente interessante e agradável de ler. Paz e Bem!

    1 4

  • S246 | 6 meses, 3 semanas atrás

    0s maiores eapertalhoes da face da terra estão dentro das igrejas, independente da denominação, abusam da fé dos fiéis. As contingências e crueldades da vida fazem com que os vendedores de esperanças lhe ofereçam a palavra 'fé' q leve você a Alguém onipresente que vai lhe proteger e salva-la, no entanto, na verdade, a prestação de serviço da igreja vai dar aos padres e pastores, segurança privada, viagens, planos de saúde,etc...Se der uma dor de barriga no Malafaia no Edir Macedo no padre, para onde vcs acham que ele vai ? Sírio ou?

    6 14 Responder

  • ESTRELA :star: 6 meses, 3 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Respeito - 6 meses, 3 semanas atrás

    Simples, não vá na igreja. Eu nao estou aqui te criticando por ser ateu, respeito, mas da mesma maneira peço que respeite quem é católico.

    16 1

    Estrela - 6 meses, 3 semanas atrás

    Não respeito nada problema é seu se não gostou. vsf católico.... Religião mais falsa que nota de 3 reais q n existe. Vcs vivem td na mentira e que q o povo engoli a mentirada q vcs contam. Igreja católica maior farsa da história.mentirosos

    0 18

    estrela apagada - 6 meses, 3 semanas atrás

    Logo se vê seu nível de educação "estrela".

    15 0

  • Nego do Tiãozin | 6 meses, 3 semanas atrás

    Esse povo de Patos de Minas deveria cuidar mais é da língua! São linguarudos demais, mas na hora de votar são os mais tolos do planeta. Só arruma vereador sem eira nem beira. Portanto, o povo de Patos precisa conversar menos e aprender a votar certo. Tá difícil melhorar alguma coisa com 17 analfabetos funcionais ganhando mais de 10.000,00 por mês. Acorda, Patos de Minas!

    13 4 Responder

  • Católica - A melhor religião | 6 meses, 3 semanas atrás

    Estava lindo... orgulho de ser católico e não evangélico! se convertam, não sabem o que estão deixando de saber sobre Jesus e Maria!!! Deixem de financiar seus pastores! :pray: :kissing_heart:

    14 3 Responder

    Sreis - 6 meses, 3 semanas atrás

    Cerebro de galinha, são todos cristaos. O que muda é só a doutrina, Martin Lutero deve estar revirando na cova com sua ideologia, Religião e crença meu caro!

    4 7

    PAZ - 6 meses, 3 semanas atrás

    Olha, sou católica atuante, e seu comentário foi infeliz no final, se tem gente que se sente bem em outras religiões não devemos criticar, toda forma de buscar a Deus é certa desde que não fiquemos nos julgando, dizendo que nossa religião é melhor. Pior que ser ateu, é ser hipócrita dizendo ser de uma religião e massacrando o irmão por ser de outra. O melhor mesmo é amar a Deus e aos outros, se respeitando sempre. A paz de Jesus

    13 0

    Robin hood - 6 meses, 3 semanas atrás

    Maria nossa senhora não existe tudo inventado pelo homem seus falsos acordem em pleno século 21 e nessa mentirada danada. História pra boi dormir

    0 17

    resposta a robin hood - 6 meses, 3 semanas atrás

    se você não acredita não desacredite os acreditados.

    5 1

    Robin hood - 6 meses, 3 semanas atrás

    Do troxa acredita nessa mentirada. Até o papa disse melhor ser ateu q ser católico ele sabe que td e mentira não existe coisa nem uma de Santo. Seus troxas

    0 8

    um católico - 6 meses, 3 semanas atrás

    Sou católico, mas achei a sua opinião e o seu modo de expressar extremamente arrogantes e preconceituosos. Os evangélicos também crêem em Nosso Senhor Jesus e merecem todo respeito dos católicos. Um católico deve buscar a unidade dos cristãos. Isso significa ter um postura fraterna e de amor para com os irmãos evangélicos e não ficar criando divisões como você está fazendo. À medida que você menospreza a fé alheia, você também perde o respeito pela sua fé. Vamos buscar a unidade cristã e a mútua compreensão e não as divisões e discórdia. Jesus ensinou a rezar pela unidade dos cristãos e não ficar buscando divisões.

    4 0

  • Quaresmeiros | 6 meses, 3 semanas atrás

    Cada um na sua fé , fazendo suas penitências e jejuns e se respeitando, até ai tudo bem. Sou católico, mas não vejo ação e coisas de melhorias para os pobres, se não fosse as folias de reis doarem, as pessoas que ajudam os velhinhos na vila padre alaor com donativos que saem dos bolsos, o que se esperar da caridade da Igreja se só pensa em passar a sacolinha e manter obras em andamento que nunca acabam. Sou católico mas vejo pessoas fora da Igreja e que não ficam beijando mão de padrecos e se dizendo que isso que é aquilo, mas faz mais coisas pela pobreza que muitos que vão na Igreja de consciência pesada deixar uma nota de dois, cinco ou dez reais, como se estivesse fazendo um comércio com Deus. Acorda meu povo ação é vestir o pobre, dar de comer, ajudar os velhinhos, os órfãos, os mendigos. Quantas blusas de frio você tem e nem deu uma para seu irmão de família ou um necessitado ? Muitos que vão em missas aos domingos , só vão para ficar observando as pessoas as roupas , o sapato, reparando cada detalhe para depois meter o cacete. Precisamos de gente mais humilde e coração bom generoso e honesto. Nunca vi um padre doar brinquedos no Natal ou marmita na ceia de Natal. Mas pedir para obra de igreja é toda hora. Por isso que vou me enojando de Igreja que só quer a entrada pelo crédito, mas não faz a saída pelo débito.

    11 6 Responder

    João - 6 meses, 3 semanas atrás

    Certamente você não tem contato com padres, procure conhecer um padre. Com certeza você não vai ver um padre doando brinquedos. Nem marmita na ceia de Natal. Porém conheço padre que ajudam pessoas o ano todo. Procure uma paróquia peça para ver a prestação de contas e você verá que toda paróquia tem assistência social. Procure um padre e pergunte a ele o que a paróquia dele faz pelo pobre e ele irá te mostrar. Não fale sem conhecer, conheça primeiro para depois falar.

    8 3

    jj - 6 meses, 3 semanas atrás

    Vc faz isso?

    5 2

carregar mais comentários