Dom Cláudio Nori Sturm - Bispo em Patos de Minas.

Com o início da Quaresma nesta Quarta Feira de Cinzas, 01º de março, a Igreja Católica, motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – faz o lançamento da Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é: ” Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola, durante os 40 dias que antecedem a Páscoa.

A proposta da Campanha da Fraternidade é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região do país.

Além de cartaz, a Campanha da Fraternidade tem oração e hino com refrão:

“Da Amazônia até os Pampas,

do Cerrado aos Manguezais,

chegue a ti o nosso canto

pela vida e pela paz”