IFTM cria projeto para ensinar português por meio virtual em Patos de Minas

Enfrentando de maneira exemplar este desafio, os alunos do Instituto Federal de Patos de Minas estão fazendo diferença no cenário educacional deste período.

publicado em 18/11/2020, por Farley Rocha


Campus IFTM.

Em tempos de pandemia, tornou-se um desafio para os professores a realização de projetos educacionais eficientes, que possam potencializar a aprendizagem dos alunos, já que os estudos, neste ano de 2020, limitaram-se à esfera virtual, atendendo as orientações do isolamento social como prevenção ao novo coronavírus.  Enfrentando de maneira exemplar este desafio, os alunos do Instituto Federal de Patos de Minas estão fazendo diferença no cenário educacional deste período, pois os estudantes são os protagonistas do projeto IFacilita Linguagens, idealizado pela professora de Língua Portuguesa, a profª. Doutora Andréa Cristina de Paula, contando com a colaboração da docente Mara Cristina, também professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal, e da professora Gláucia Helena, que não atua na instituição, mas que possui bastante experiência com projetos na rede pública estadual uberlandense. 

Tal como já se sugere no título, este trabalho objetiva facilitar o acesso de estudantes e servidores que compõem a comunidade interna do IFTM (bem como da sociedade em geral) a diferentes conhecimentos, envolvendo a área de linguagens, mais especificamente, de Língua Portuguesa. Para tanto, criou-se uma página no Instagram e um canal no Youtube, com o propósito de disseminar virtualmente pequenos vídeos realizados por alunos das turmas de segundo ano do Ensino Médio Integrado do IFTM, de Logística, Mineração e Eletrotécnica (TLI2, TEI2 e TMI2/2019 -2021). Esses vídeos envolvem diversos conceitos sobre regras gramaticais de português, de redação (conforme exigências do ENEM) e também de literatura, e são expostos pelos estudantes de maneira objetiva, simplificada e criativa, a fim de tornar mais fácil a compreensão do conteúdo.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Conforme  afirma a professora Andréa,  trata-se de um projeto interdisciplinar, de caráter extensionista (já que sua abrangência extrapola o alcance apenas das pessoas que possuem vínculo direto com a escola) e que busca colocar em prática o que recomenda Paulo Freire, quando afirma que “quem ensina aprende ao ensinar”. Nesse sentido, esse trabalho visa ao aprendizado dos estudantes envolvidos no projeto, por meio do ensino de vários conteúdos da área de linguagens - a visual, a falada, a sonora e a escrita.  O projeto ancora-se em campos multidisciplinares, pois explora, além da língua portuguesa, o âmbito das artes, da cultura e da informática, tanto em sua  elaboração como na divulgação dos trabalhos,  usando-se de diferentes métodos e didáticas compatíveis com as mais variadas plataformas audiovisuais.

Em tempos de pandemia, o IFacilita Linguagens tem representado uma grande contribuição para alunos e professores, sendo uma ferramenta valiosa de conhecimentos, visto que as novas tecnologias de informação cumprem cada vez mais o papel de mediar o que acontece no mundo, editando a realidade. Isso, porque, além de oferecer condições reais de leitura e produção de textos orais e escritos, o trabalho de divulgação dos vídeos educativos possibilita aos alunos destinar seus conteúdos a espectadores reais. Assim,  os estudantes  podem compartilhar seus conhecimentos  com  alunos matriculados em outras escolas (estaduais e municipais) ou com pessoas que  visem à aprovação em concursos e até mesmo com  professores da área de Língua Portuguesa, que poderão utilizar o material como ferramenta de aprendizagem em suas aulas, reforçando, de forma leve e criativa, conteúdos básicos que fazem parte do currículo escolar.

Trata-se, portanto, de um trabalho social, tendo em vista que, mais que incentivar os estudantes do IFTM, campus Patos de Minas, a divulgar o próprio trabalho e conhecer o trabalho dos demais colegas da escola, este projeto também atua como um canal que tem por objetivo facilitar o acesso da comunidade externa a conhecimentos acerca da Língua Portuguesa e disciplinas afins, como também poderão preparar diversos estudantes para participarem de exames (a exemplo do ENEM, FUVEST, USP e outros processos seletivos existentes no Brasil) que avaliam habilidades acerca destas três áreas do saber: português, literatura e redação.

O material tem sido postado semanalmente desde agosto deste ano, contando até agora com mais de 25 publicações. Diante da relevância deste projeto, a equipe executora  planeja   prosseguir com o  trabalho,  mesmo após a pandemia,  aprimorando o canal  para atender cada vez mais e melhor ao público,  e continuar, assim, valorizando o aprendizado produzido pelos alunos do IFTM, campus Patos de Minas.

A seguir, apresentamos alguns vídeos do projeto, que se encontram à disposição da comunidade por intermédio da página do Instagram IFacilita Linguagens e por meio do canal do Youtube, com o mesmo nome.  

Link de acesso ao canal IFacilita Linguagens

Link de acesso à página no instagram: 

A seguir, link, contendo vídeo de apresentação do projeto feito pelos próprios estudantes.

A seguir, consta também outro vídeo como exemplificação de como o trabalho está acontecendo na pratica:

Por fim, segue mais um vídeo como forma de ilustração da criatividade dos estudantes:

Autor: Farley Rocha Postado em 18/11/2020
Compartilhe:

28 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Paulo filho | 2 semanas atrás

    A alma. N nuvens. D doçura. R rio. E eterna. A alegria. Parabéns!

    1 0 Responder

  • Prof. Drª Gláucia Helena Braz | 2 semanas, 1 dia atrás

    Estou tendo o prazer de acompanhar e apoiar este projeto e estou encantada com a performance dos alunos do Instituto Federal. Como são criativos, expressivos e carismáticos estes estudantes! É claro que se percebe, claramente, pela qualidade do conteúdo das postagens, o trabalho dedicado das professoras Andréa Cristina e da professora Mara, que também é parceira no projeto, visto que, os alunos ensinam, com primazia, aquilo que aprenderam em sala de aula! Nota-se, também, a feliz parceria entre as professoras e a equipe que faz a arte gráfico-digital dos vídeos e de sua divulgação. Um trabalho de excelência, em todos os aspectos! Em tempos de pandemia, considero este projeto o máximo! Parabéns, Andréa, pela iniciativa, e parabens à sua equipe que tem executado com excelência todas as tarefas, desde a confecção dos vídeos à sua divulgação nas redes sociais, com direito à Quiz, inclusive, para fixar e testar o aprendizado dos internautas, no que se refere às linguagens. Que o trabalho prossiga no próximo ano e que ganhe mais visibilidade diante da sociedade, afinal, boas ideias devem ser disseminadas e incentivadas!!

    3 0 Responder

  • Reginaldo | 2 semanas, 1 dia atrás

    Excelente profissional melhor professora de português de Patos de Minas. Essa e uma Doutora em português. Parabéns professora Andrea. Suas aulas 10. Didática 10. .. metodologia 10.. continuei asssim pq os jovens de Patos de Minas agradece..

    3 0 Responder

  • Tô de olho | 2 semanas, 1 dia atrás

    Tomara que em breve disponibilizem inglês!

    0 0 Responder

  • Weberson | 2 semanas, 1 dia atrás

    Parabéns professor e alunos. O mundo precisa seguir axemplos como este.



    1 0 Responder

  • Joaquim | 2 semanas, 1 dia atrás

    Doutora é muito importante para nossa sociedade. Melhor professora de português.

    5 1 Responder

    J.p.filho - 2 semanas atrás

    A doutora Andrea fez Revisão de Texto do meu primeiro livro. As Aventuras do Menino Zuim. Obrigado Mestre.

    1 0

  • Junio | 2 semanas, 1 dia atrás

    Parabéns pelo conteúdo, muito bom, vai me ajudar nos meus estudos. Obrigado.

    2 0 Responder

  • Denis Santos | 2 semanas, 1 dia atrás

    Parabéns pela iniciativa docente do instituto e dos alunos que estão totalmente envolvidos ao propósito de aprender e ensinar. Excelente projeto e que sirva de motivação para muitos outros que possam ser desenvolvidos com envolvimento da instituição, professores, alunos e comunidade.

    4 0 Responder

  • Denis Santos | 2 semanas, 1 dia atrás

    :clap: :clap: :clap:Parabéns pela iniciativa docente do instituto e dos alunos que estão totalmente envolvidos ao propósito de aprender e ensinar. Excelente projeto e que sirva de motivação para muitos outros que possam ser desenvolvidos com envolvimento da instituição, professores, alunos e comunidade. :clap:

    3 0 Responder

  • Nayara | 2 semanas, 1 dia atrás

    Muito criativo e produtivo. Parabéns a todos os envolvidos

    2 0 Responder

  • Guto | 2 semanas, 1 dia atrás

    Excelente trabalho, parabéns aos envolvidos.

    3 0 Responder

  • Luis Felipe | 2 semanas, 1 dia atrás

    Ótima ideia para os fãs do Patos hoje :joy: :joy: :joy: :joy:

    2 5 Responder

  • Mary | 2 semanas, 1 dia atrás

    Ótima instituição, parabéns pelo trabalho!!

    5 0 Responder

  • Jibóia | 2 semanas, 1 dia atrás

    Que bom ! Um curso de Língua Portuguesa estendido à comunidade , de fato se faz necessário o povo de Patos escreve e se comunica muito mal .Parabéns pela iniciativa.

    9 1 Responder

  • aluna | 2 semanas, 1 dia atrás

    projeto incrível

    2 0 Responder

  • Jatinho a jato | 2 semanas, 1 dia atrás

    Sou obrigado a falar, esse projeto aí tá uma porra.

    1 8 Responder

  • Simas Turb0 | 2 semanas, 1 dia atrás

    Uma graça esse projeto

    3 0 Responder

  • Cidadão Instigado | 2 semanas, 2 dias atrás

    Com certeza a melhor escola da Patos de Minas, pena que a prefeitura não dá o devido valor e não apoia. O IFTM poderia ser um cartão de visitas para Patos, e a prefeitura não tem a capacidade de recapear a estrada de acesso à instituição. Espero que com a nova administração isso mude.

    9 2 Responder

  • Taty Martins | 2 semanas, 2 dias atrás

    É um projeto fantástico!

    6 0 Responder

  • João | 2 semanas, 2 dias atrás

    Instituição conta com excelentes professores. Parabéns pela iniciativa.

    4 0 Responder

  • ex aluna | 2 semanas, 2 dias atrás

    ainda bem que vai ser on line, eu tinha um professor que vivia com um violão na mão, ficava só tocando musicas, não aprendia nada, ainda bem que mudou.

    4 9 Responder

    João Melo - 2 semanas, 1 dia atrás

    Mas que pessoa chata! toda publicação do IF, coloca esse mesmo comentário, kkkkkkkkk. Vira o disco.

    1 0

  • Estudante do IFTM | 2 semanas, 2 dias atrás

    O trabalho, com certeza, foi feito com muita dedicação por todos nós e é um orgulho fazer parte dessa instituição!

    5 0 Responder

  • Sofia | 2 semanas, 2 dias atrás

    Um projeto que tem potencial pra ajudar muitos alunos, parabéns!

    9 0 Responder

  • Observador | 2 semanas, 2 dias atrás

    Sem dúvidas, o melhor ensino da cidade. E agora está com um curso técnico novo. Muito bom!

    8 1 Responder

  • Teófilo Arvelos | 2 semanas, 2 dias atrás

    Parabéns, equipe do projeto. Está muito bacana.

    6 1 Responder

  • Aluna IFTM | 2 semanas, 2 dias atrás

    Orgulho de ser Federal!!!

    6 1 Responder

carregar mais comentários