A equipe de profissionais mediu glicose, pressão e peso dos pacientes.

O Hospital Vera Cruz reuniu parceiros na manhã desta quarta-feira (16) e promoveu uma manhã de conscientização sobre os males causados pelo Diabetes. Coordenada pela endocrinologista Alessandra Bevilaqua, a equipe de profissionais mediu glicose, pressão e peso dos pacientes e distribuiu muitas informações sobre a doença.

O Diabetes avança silenciosamente, o que faz com que um em cada dois pacientes não saiba que tem a doença. Por isso, a preocupação da médica Alessandra Bevilaqua em passar orientação para as pessoas. Segundo ela, pessoas obesas, quem já passou dos 40 anos, mulheres que apresentaram diabetes na gestação e quem tem histórico da doença na família devem fazer exame pelo menos uma vez por ano.

A dona Anália Pereira dos Santos sofre com pressão alta. Ela diz que já passou aperto no passado e que hoje não descuida na medicação. Hoje, a dona de casa aproveitou o trabalho realizado pelo Hospital Vera Cruz para medir os níveis de glicose. Dezenas de pessoas fizeram o mesmo e filas se formaram na entrada do hospital.

A endocrinologista Alessandra Bevilaqua explica que a doença descoberta no início evita complicações. Segundo a médica, a pré-diabetes pode inclusive ser revertida com o uso de medicamentos e mudança de hábitos. Alessandra recomenda que as pessoas adotem hábitos saudáveis de alimentação, controle o peso e faça atividades físicas.

Cerca de 150 pessoas participaram da ação de conscientização contra a diabetes nesta manhã. Além dos testes gratuitos, elas levaram informações para evitar que o Diabetes apareça.

Autor: Maurício Rocha