Profissionais da saúde e também doadores participaram de palestras.

O Hospital Regional Antônio Dias Maciel de Patos de Minas teve um dia especial nessa terça-feira (26) para comemorar o Dia do Doador de Órgãos. Profissionais da saúde e também doadores participaram de palestras que destacaram o trabalho na abordagem e captação de órgãos. Várias vidas foram salvas em Patos de Minas e região com a doação de órgãos que é mais do que uma ajuda, é um gesto de amor.

A doadora Katia Marques também participou do evento. Ela informou que seu marido de 28 anos faleceu em um acidente de trânsito em Lagoa Formosa e, mesmo com a dor da perda, ela resolveu ajudar o próximo e fazer a doação dos órgãos. Jane Pereira foi mais uma que mostrou seu gesto de amor. Ela autorizou a doação dos órgãos da filha de 6 anos e também da mãe. As doações contribuíram várias vidas anônimas.

E pelo outro lado, Denílson de Morais Castro, falou da importância da doação de órgãos para quem precisa. Com o coração bastante debilitado, somente um novo órgão poderia lhe salvar. Foi aí que em 2013 veio uma família solidária e fez a doação. Muito agradecido, ele também participou da programação, que faz parte do Setembro Verde, época dedicada a incentivar as pessoas a serem doadoras de órgãos.

A programação foi organizada pela CIHDOTT-Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Regional. Médicos, enfermeiros, psicólogos e universitários participaram do seminário que aconteceu no auditório do hospital. A equipe da CIHDOTT fez a abertura e em seguida houve várias palestras que levaram mais conhecimento sobre todos os procedimentos que envolvem a doação e captação dos órgãos. O tema campanha é “Doe órgãos, Salve Vidas!”