A unidade hospitalar instalada no Centro Clínico do Unipam vai passar a disponibilizar para a população 9 leitos.

O Hospital de Campanha de Patos de Minas continua sendo equipado. A unidade hospitalar instalada no Centro Clínico do Unipam vai passar a disponibilizar para a população 9 leitos de UTI e 10 leitos intermediários também com respiradores. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também vai disponibilizar o serviço de fisioterapia cardiorrespiratória.

Depois de enfrentar dificuldades para conseguir respiradores, a região de Patos de Minas foi contemplada com uma quantidade expressiva desses equipamentos. Só o Hospital de Campanha recebeu 19 respiradores do Governo do Estado e também do Governo Federal. A unidade hospitalar já contava com três respiradores que pertenciam ao município e que foram enviados para uma revisão.

Com a chegada dos novos equipamentos, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu instalar os 9 leitos de UTI. Segundo o secretário Carlos Resende, eles já estão sendo credenciados para começar a funcionar. Os outros 10 leitos com respiradores, segundo ele, vão funcionar como leitos intermediários para estabilização de pacientes.

O Hospital de Campanha também conta com mais de 20 leitos clínicos para atendimento de pacientes de Covid-19. Além disso, a Prefeitura vai passar a oferecer também fisioterapia cardiorrespiratória. Esse serviço é importante para atender os pacientes que tiveram complicações da Covid-19.

O Patos Hoje já havia mostrada a grande procura pela fisioterapia cardiorrespiratória em clínicas particulares. Isso ocorre porque a Covid-19 ataca o pulmão, cérebro, fígado e rins e causa grande perda muscular. A maioria dos pacientes que recebe alta médica deixa o hospital em cadeira de rodas e necessita de sessões de fisioterapia cardiorrespiratória com acompanhamento de especialista para recuperar os órgãos afetados.