O grupo receu 9 indicações e venceu quatro nesse último domingo (28).

O Grupo de Teatro Universitário de Patos de Minas (TUPAM) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) recebeu nove indicações, das quais venceu quatro, nesse último domingo (28), durante a cerimônia de premiação do 3º Festival Nacional de Teatro de Passos, realizado pela Associação de Desenvolvimento Educativo Cultural (ADEC), de 21 a 28 de julho.

Com o espetáculo “O homem que não sabia sorrir”, dirigido por Consuelo Nepomuceno, a companhia teatral emocionou o público na última sexta-feira (29). O musical retrata a trajetória de pesquisadores que buscam compreender o motivo das pessoas não estarem felizes.

Criticando a sociedade do consumo e a necessidade exacerbada de sempre estar sorrindo, a peça demonstra como o personagem Jeremias é forçado pelos estudiosos a frequentar convenções sociais de entretenimento, porém privando-o do próprio livre-arbítrio.

O espetáculo é encenado por Brendha Lopes, Humberto Alves, José Vitor Braga, João Gabriel Sodré, Marcella Melgaço, Marcello Soares de Freitas, Melissa Alves, Paula Fernanda Mota, Paulo Henrique Fernandes da Silva, Renata Estevam, Sérgio Gabriel Brito e Talita Barcelos.

O texto é inspirado pelo livro infantil “O Gamba Que Não Sabia Sorrir” de Rubem Alves. Com exceção da primeira faixa, escrita por Luiz Salgado, a trilha sonora da peça foi composta inteiramente pelo ator Marcello Soares de Freitas e arranjada pelo tecladista Paulo Henrique Fernandes da Silva.

Durante a solenidade de premiação, ocorrida no Teatro Rotary, o Grupo TUPAM foi indicado nas categorias de melhor maquiagem, figurino, sonoplastia e texto original. Os atores José Vitor Braga e Marcella Melgaço também receberam indicações de melhor ator e atriz coadjuvantes, respectivamente.

O cenógrafo Marcos Nepomuceno foi contemplado com o prêmio de melhor cenário e Consuelo Nepomuceno recebeu a estatueta de melhor direção. Por fim, o espetáculo foi o grande vencedor da categoria de espetáculo de palco e também foi escolhido como o melhor espetáculo de todo o festival. Além dos quatro troféus, o grupo TUPAM recebeu um cheque no valor de R$5mil, por ter vencido a categoria de melhor espetáculo.

Para o organizador do evento, Maurílio Romão, o espetáculo patense foi de encontro com o público. “O Grupo TUPAM saiu como grande vencedor do festival. É uma grande alegria, pois se trata de um trabalho muito bem confeccionado”, explicou Maurílio Romão.

O 3º Festival Nacional de Teatro de Passos contou com a presença de cerca de 30 mil pessoas durante as 40 atrações exibidas e homenageou a professora, poetisa e atriz teatral passense, Gilda Maria Parente.

Fonte e Fotos: Caio Machado Ascom UNIPAM