A campanha atraiu centenas de pessoas.

O Dia “D” da Campanha de Vacinação contra Gripe atraiu centenas de pessoas para as unidades de saúde de Patos de Minas neste sábado (13). O movimento maior foi durante a manhã e chegou a zerar os estoques em pelo menos um ponto de atendimento. Quem não recebeu a dose ainda pode procurar as unidades de saúde.

Em Patos de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde determinou a abertura de todas as unidades de saúde. São 15 pontos de vacinação funcionando no perímetro urbano e quatro PSFs na zona rural, atendendo moradores de Major Porto e Areado, Pindaíbas, Alagoas, Pilar, Boassara e Santana de Patos.

Em algumas unidades, os moradores tiveram que enfrentar filas. A grande movimentação zerou os estoques na unidade de saúde do Bairro Guanabara. Quem foi ao posto de vacinação no período da tarde encontrou um cartaz informando que as doses da vacina tinham acabado. Em outras unidades, a vacinação transcorreu normalmente no período da tarde.

Este ano, o Ministério da Saúde ampliou o público alvo da campanha. Podem receber a vacina contra a gripe as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas ; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e adultos recolhidos em unidades prisionais e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade e professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas.

Quem não conseguiu ir até uma unidade de saúde neste sábado (13), dia “D” da campanha, ainda tem mais tempo para receber a vacina contra a gripe. A Campanha vai até o dia próximo dia 26 de maio.

Autor: Maurício Rocha