O presidente Michel Temer anunciará na terça-feira, em São Paulo, uma nova linha de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal voltada para lotes urbanizados, disse nesta segunda-feira o presidente do banco, Gilberto Occhi.

Ainda segundo Occhi, Temer também fará nesta semana anúncio sobre o pagamento de dividendos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Ele ressaltou que o financiamento a ser lançado pelo governo na terça-feira será para a criação de novos lotes urbanizados e que trata-se da primeira linha desse tipo no país.

"Esperamos ter uma demanda grande porque isso ajuda no crescimento da economia, na geração de novos empregos. E é uma modalidade que não tem previsão de financiamento em nenhuma instituição", disse Occhi, em entrevista para anunciar o balanço dos saques das contas inativas do FGTS.

De acordo com ele, os financiamentos habitacionais da Caixa no primeiro semestre tiveram um crescimento de 27 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

LOTEX

Occhi afirmou que o Ministério da Fazenda tem em mãos dois estudos que tratam do futuro da Lotex, braço da Caixa para loterias instantâneas: um prevendo a privatização e outro, a concessão.

"A Lotex é uma decisão que sai do âmbito da Fazenda. Ainda está em pauta. Os dois estudos estão feitos", disse.

Occhi acrescentou que a Caixa não está trabalhando com a possibilidade de fazer ainda este ano a abertura de capital da Caixa Seguridade.

FGTS

Os saques totais a contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) somaram 44 bilhões de reais, entre 10 de março e 31 de julho, informou nesta segunda-feira o presidente da Caixa.

Os saques foram efetuados por 25,9 milhões de trabalhadores. A maior parte dos pagamentos, cerca de 47 por cento do total, foi realizada diretamente em agências da Caixa.

Conforme Occhi, não haverá uma reabertura do prazo para os saques das contas inativas. “Não temos intenção de fazer a prorrogação”, disse, lembrando que os saques voltam a ocorrer apenas nas situações especificadas em lei, como compra da casa própria, aposentadoria, entre outros.

Fonte: Agência Reuters