O evento de entrega dos Kits aconteceu na cidade administrativa.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta quinta-feira (24/11), durante evento na Cidade Administrativa, 192 kits de segurança a agentes de segurança penitenciários. O objetivo é ampliar a proteção dos servidores, devido à natureza de risco de suas atividades funcionais.

Cada kit é composto por uma pistola Taurus calibre .40 e um colete balístico. Ao todo, foram investidos R$ 524,7 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Cabo Júlio.

O governador ressaltou que, pela primeira vez, o governo mineiro fez uma entrega desse tipo, simbolizando a preocupação com a segurança efetiva de cada agente prisional do Estado. “Esse kit é individual. Ele vai ser usado pelo agente prisional mesmo fora da sua atividade de serviço”, afirmou o governador.

Pimentel disse que um sistema prisional equilibrado depende de dois fatores: agentes motivados, bem treinados e bem remunerados, e internos com condições de trabalho e ressocialização dentro das unidades prisionais. Isso, segundo o governador, justificou a criação da Secretaria de Administração Prisional em agosto deste ano.

“Como é que nós vamos ter um sistema com 69 mil internos, um contingente que é o segundo maior no Brasil, e você não tem um órgão com estatura de secretaria para cuidar disso? É um erro grave de administração que nós resolvemos na última reforma administrativa”, completou.

O governador também salientou a importância das emendas parlamentares para o atendimento de demandas da sociedade. “As emendas parlamentares, que às vezes são criticadas, são a forma mais transparente e objetiva que o deputado tem de, efetivamente, fazer política para as suas comunidades. Esse é o verdadeiro mecanismo da boa política. Estamos trabalhando em Minas Gerais com olhar para o conjunto do Estado, um olhar regionalizado”, finalizou.

O governo de Minas Gerais vem desenvolvendo uma série de ações para aumentar a segurança dos agentes. A entrega dos kits é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e, somada a outras ações, potencializará a proteção e a resposta a casos concretos cuja medida de proteção seja requerida. Poderão ser beneficiados os servidores integrantes do quadro efetivo de agentes de segurança penitenciários aprovados no treinamento com arma de fogo.

Os interessados deverão preencher um termo de solicitação de inclusão, comprovando a necessidade de participação como declaração formal de testemunhas, boletins de ocorrência interna, boletins de ocorrência policial e relatórios de inteligência, entre outros.

O secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski acredita que a entrega dos kits representa uma parte do trabalho da secretaria, que está empenhada em valorizar o trabalho do agente de segurança penitenciário.

“Rendo minhas homenagens aos valorosos agentes de segurança penitenciários pelo trabalho e amor a causa, e peço-lhes que façam uso desses equipamentos sempre com sabedoria e bom senso para colocar a razão acima da emoção, valendo-se das boas técnicas de uso desse equipamento”, afirmou.

Também participaram da entrega os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, de Segurança Pública, Sérgio Menezes, além de representantes do sistema prisional e agentes de segurança.

Fonte: Agência Minas