O primeiro dos quatro brasileiros sobreviventes do acidente com o avião da Chapecoense na Colômbia a voltar ao Brasil, o goleiro Jackson Follmann, desembarcou na madrugada desta terça-feira em São Paulo, onde continuará sua recuperação no hospital Albert Einstein.

Um avião com UTI móvel levou o jogador de Medellín para o aeroporto de Congonhas, com escala em Manaus para reabastecimento.

Segundo o médico da Chapecoense, Marcos André Sonagli, ainda é cedo para comemorar a vitória, já que somente um dos quatro sobreviventes retornou ao Brasil.

"Nesse momento a gente está comemorando o primeiro gol. Nós temos que ganhar de 4 x 0. A partir do momento que a gente traz nossos quatro sobreviventes de volta, os três jogadores e jornalista Rafael Henzel, a gente pode realmente comemorar a vitória", disse a jornalistas na frente do hospital.

"Hoje foi o primeiro gol. Espero que nos próximos dias a gente faça o segundo, o terceiro e o quarto".

Follmann teve parte da perna direita amputada na Colômbia devido ao acidente aéreo, mas fez uma boa viagem de volta ao Brasil, segundo Sonagli.

"Follmann foi medicado obviamente pela questão da dor que ele tem, da fratura na segunda vértebra cervical, pela amputação, mas isso é a mesma medicação que ele vinha fazendo, ele não teve nenhuma dor adicional por conta do voo", afirmou.

O acidente ocorrido no fim de novembro matou 71 pessoas após o avião aparentemente ficar sem combustível, gerando comoção na comunidade global do futebol e dúvidas sobre o motivo da aeronave ter tentado fazer o voo possivelmente com menos combustível do que a quantidade exigida. Além dos quatro brasileiros, dois tripulantes bolivianos também sobreviveram.

O jornalista Rafael Henzel e o lateral Alan Ruschel são esperados para voltar ao Brasil na quarta-feira.

Fonte: Agência Reuters