Prefeitura Municipal de Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas enviou uma nota na tarde desta quarta-feira (24) informando que o macaco recolhido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses não apresentava febre amarela. A nota diz que o animal já foi solto na natureza.

A nota destaca que os testes para Febre Amarela são feitos apenas em animais mortos e que a população não deve capturar animais vivos. Reforçou também que, quem não se imunizou ou não tem como comprovar que já tomou a dose da vacina deverá procurar os postos de saúde.

Elizaine Bicalho, gerente da Vigilância Epidemiológica do Município de Patos de Minas, ressaltou que na região não houve ainda casos da doença. Ela também informou que as salas de vacina nos postos funcionam das 8h00 às 16h00. E uma dose da vacina já confere imunização de até 95% para toda a vida.

Nessa terça-feira (23), o Coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas havia informado que um macaco foi encontrado bastante debilitado no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O animal havia sido recolhido e levado para Centro de Controle de Zoonoses para ser feita uma avaliação. Havia a suspeita de febre amarela. Moradores disseram que outro macaco foi encontrado morto próximo ao local.

Em Minas Gerais, de dezembro até o momento, já foram registradas 25 mortes por febre amarela, sendo que em menos de uma semana, o número de óbitos provocados pela doença aumentou 66%, de 15 para 25, de acordo com boletim divulgado na terça-feira (23) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O governador Fernando Pimentel declarou Situação de Emergência em Saúde Pública Regional.

Clique aqui e se informe sobre os locais de vacinação na cidade de Patos de Minas.

Confira a nota:

“A Prefeitura de Patos de Minas, através da Gerência de Vigilância Epidemiológica, esclarece que o macaco capturado no dia 20 de janeiro pelo Corpo de Bombeiros, já foi liberado e que ele não apresentou nenhum sinal ou sintoma de febre amarela.

Nesta quarta-feira (24), após autorização da veterinária da Superintendência Regional de Saúde, ele foi liberado e devolvido à natureza. A gerência esclarece ainda que os testes para Febre Amarela são feitos apenas em animais mortos e que a população não deve capturar animais vivos.

Informa também que não há nenhum registro de caso suspeito de febre amarela no Município e que o calendário de vacinação mudou, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde que apenas uma dose é suficiente para a imunização, não sendo necessário que haja o reforço.

Comunica ainda que Patos de Minas já chegou a 85% da população vacinada contra a Febre Amarela e que, quem não se imunizou ou não tem como comprovar que já tomou a dose da vacina deverá procurar os postos de saúde.

Atenciosamente,

Gerência de Vigilância Epidemiológica”