Os dois adolescentes, ambos de 13 anos, disseram que usaram uma caixa de papelão para iniciarem o incêndio.

A Polícia Militar levou para a delegacia na tarde desta quarta-feira (30) dois adolescentes que foram flagrados iniciando um novo incêndio na Mata do Catingueiro em Patos de Minas. Foram os próprios bombeiros que flagraram os garotos colocando fogo na área de preservação permanente. Eles disseram que estavam brincando.

O novo incêndio aconteceu por volta das 14h00. De acordo com o Sargento Eldo, homens do Corpo de Bombeiros combatiam um incêndio na mata quando perceberam os adolescentes iniciando um novo foco em um local já protegido pelo aceiro. O fogo se alastrou rápido e os bombeiros tiveram que agir para extinguir mais estas chamas.

A Polícia Militar foi acionada e apreendeu os menores. As mães deles foram informadas e compareceram na delegacia para acompanharem os filhos. Os dois adolescentes, ambos de 13 anos, disseram que usaram uma caixa de papelão para iniciarem o incêndio. Eles disseram que estavam apenas brincando. “Nós nunca fizemos isso, foi a primeira vez”, disse.

Os garotos também disseram que nunca haviam sido conduzidos até a delegacia e se mostraram arrependidos. A Mata do Catingueiro é uma área de preservação ambiental protegida por lei. O Sargento Eldo destacou que além do dano ambiental, os moradores da região do bairro Jardim Panorâmico vem sofrendo com as queimadas.

O Corpo de Bombeiros tem ido com frequência até a mata para extinguir focos de incêndio. Ambientalistas se uniram para proteger a mata que possui cerca de 35 hectares. O policial destacou que atear fogo em mata é crime e os responsáveis estão sujeitos às medidas judiciais.