A solenidade aconteceu na tarde dessa quinta-feira (11) com a presença de diretores da entidade, pacientes, voluntários e de autoridades do município.

Depois de anos de muito trabalho, a Fundação Procurar-se finalmente conseguiu inaugurar sua tão sonhada sede própria. A solenidade aconteceu na tarde dessa quinta-feira (11) com a presença de diretores da entidade, pacientes, voluntários e de autoridades do município. A Procurar-se presta assistência às pessoas portadoras de câncer.

Instalada em imóvel alugado, a Fundação Procurar-se recebeu doação em doação, o chamado Castelinho, uma obra em construção que seria usada para abrigar um Hospital Psiquiátrico. Foram necessários 12 anos de trabalho para transformar o prédio abandonado na sede que os voluntários da Procurar-se tanto sonharam.

O imóvel de 1.600 metros quadrados ainda não está totalmente concluído, mas já disponibiliza 20 quartos para abrigar com conforto os portadores de câncer que chegam a Patos de Minas. O imóvel ainda conta com cozinha, banheiros, 12 salas, lavanderia, vestiários, oficina de artesanato e uma capela usada durante a inauguração para celebrar uma missa em ação de graças.

O entusiasmo era visível no rosto dos voluntários. Maria das Dores Soares Caixeta, a Dorinha, que após um câncer decidiu unir as amigas e criar a fundação, estava emocionada em ver o sonho realizado. Ela fez questão de agradecer  a sociedade patense que, além de manter a entidade, doou ao longo dos últimos anos, cerca de R$ 800mil para a realização da obra.

A Fundação Procurar-se atende atualmente cerca de 200 pacientes com câncer oferecendo dormitórios, alimentação e apoio psicológico para os pacientes que vêm de fora. Os pacientes carentes recebem cestas básicas e a entidade ainda oferece os alimentos que os pacientes consomem na Clínica de Oncologia.

Os voluntários da Fundação Procurar-se vão continuar trabalhando para concluir o prédio. O imóvel possui outros 20 quartos que ainda não receberam acabamento. O prédio fica situado na esquina da Rua Athayde José Lopes com o prolongamento da Avenida Fátima Porto, n°115, Bairro Novo Horizonte.

Autor: Maurício Rocha