O 2º Seminário de Detecção e Prevenção do Câncer de Boca foi realizado nesta sexta-feira em Patos de Minas.

Um machucado na boca que está há mais de 10 dias e não cicatriza merece atenção dos profissionais de saúde. Este é o alerta do 2º Seminário de Detecção e Prevenção do Câncer de Boca realizado nesta sexta-feira (06) em Patos de Minas. O encontro é promovido pela Liga Acadêmica de Estomologia da Faculdade Patos de Minas – FPM e pela Superintendência Regional de Saúde.

O câncer de boca é mais frequente em pessoas que são dependentes de álcool e do cigarro. Para essas pessoas, um ferimento que a princípio parece uma afta, mas que tem dificuldades para cicatrizar merece atenção especial por parte dos profissionais de odontologia. Assim como outros tipos de câncer, o de boca também tem mais chances de cura quando diagnosticados no início.

Durante o Seminário de Detecção e Prevenção do Câncer de Boca, especialistas na área orientam os profissionais sobre as lesões que merecem atenção especial e para onde encaminhar os pacientes. “Uma ferida na boca que não sara em 10 dias precisa ser investigada porque pode se tornar um câncer”, explicou o professor do curso de odontologia da FPM, Roberto Goes.

O Seminário teve a participação de estudantes de odontologia e profissionais de Patos de Minas e de outras cidades da região. Na abertura, o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves destacou o avanço da parceria entre a FPM e a Prefeitura de Patos de Minas para o atendimento da população na área de odontologia. Segundo ele, o Centro Especializado de Odontologia – CEO – da Secretaria Municipal de Saúde será levado para dentro da FPM, o que poderá ampliar ainda mais o atendimento à população.

O diretor clínico da Faculdade Patos de Minas, Paulo César Segundo de Sousa, disse que a FPM está à disposição da Prefeitura de Patos de Minas para avançar na saúde bucal da população patense. A parceria vai permitir que tratamentos mais complexos, inclusive com cirurgias sejam realizadas. O anúncio deve acontecer nos próximos dias e os novos serviços deverão ser colocados à disposição da população em cerca de 40 dias.