O estudo é executado pelas alunas do curso de biomedicina.

Uma pesquisa iniciada na Faculdade Patos de Minas busca correlacionar genética, comportamento alimentar, obesidade e outros fatores de risco. O estudo é coordenado pelo professor Dr. Hugo Melo com participação dos professores Dr. Fernando Diniz e Me. Paulo Vinícius Rocha e executado pelas alunas do curso de biomedicina Fernanda Gomes Caixeta, Fernanda Marques da Silva e Liliane Aparecida Borges Correia.

A pesquisa envolve etapas que vão desde um teste genético simples, aplicação de um questionário e medições de parâmetros antropométricos, como peso e altura, bem como a realização de exames de sangue e bioimpedância. Os procedimentos são realizados sem qualquer ônus financeiro para os participantes da pesquisa ficando as despesas a cargo da Faculdade Patos de Minas. A pesquisa está totalmente regulamentada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos local e pelo Conselho Nacional de Saúde e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

“A pesquisa é importante pois apesar de conhecermos muitos detalhes sobre o comportamento alimentar dos seres humanos, relacionar tais comportamentos com um fator genético poderia trazer benefícios para a formação alimentar das crianças e evitar a presença de fatores de risco como obesidade e tabagismo, como políticas eficazes de educação alimentar”, esclareceu o professor Hugo Melo.

A pesquisa está sendo aplicada em toda comunidade acadêmica da região de Patos de Minas e os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (34) 99667-7600.

Segundo planejamento do grupo, as análises dos dados da pesquisa serão feitas ao longo deste ano, mas espera-se que as conclusões comecem a ser publicadas em periódicos científicos ainda em 2017.

Autor: Maurício Rocha