A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência.

O novo Fórum de Patos de Minas amanheceu com paredes pichadas na manhã desta segunda-feira (07). O prédio localizado na divisa dos bairros Copacabana e Guanabara foi inaugurado recentemente e custou cerca de R$ 20 milhões. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência para futuras investigações.

A pichação traz a inscrição “libertem Rafael Braga”. Ele é o único integrante das manifestações nacionais de junho de 2013 que ainda permanece preso. O catador de materiais recicláveis foi detido duas vezes no Rio de Janeiro, primeiro ao ser flagrado com uma garrafa de desinfetante classificada inicialmente como material explosivo e depois com uma porção de maconha e cocaína. Rafael foi condenado a 11 anos e 3 meses de prisão.

O caso de Rafael voltou à tona nos últimos dias, depois que Breno Borges, filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargadora Tânia Freitas, preso com 130 kg de drogas e munições, foi autorizado pela Justiça a trocar a prisão por uma clínica para fazer um tratamento médico.

Negro e pobre, Rafael Braga se tornou alvo de campanhas nas redes sociais. Para militantes dos direitos humanos, o caso dele é um símbolo do desequilíbrio no tratamento da Justiça. O que não justifica a ação de vândalos de pichar as paredes do novo Fórum da Comarca de Patos de Minas. O caso deverá ser investigado.