O modelo de atuação conjunta foi definido em uma reunião na manhã desta terça-feira (29) no Fórum da Comarca.

Órgãos que atuam na proteção da criança e do adolescente em Patos de Minas vão formar uma Força-Tarefa para coibir o consumo de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes. O modelo de atuação conjunta foi definido em uma reunião na manhã desta terça-feira (29) no Fórum da Comarca. O encontro foi coordenado pelo Ministério Público.

Um Termo de Compromisso foi firmado definindo a atuação de cada órgão. O Corpo de Bombeiros vai intensificar a fiscalização em locais de festas e eventos. Todos terão que apresentar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – o AVCB. A Polícia Militar também vai passar a fiscalizar com mais intensidade as festas que são realizadas na cidade.

Conselho Tutelar e Comissariado de Menores vão manter telefones de plantão 24 horas para receber denúncias de festas irregularidades. A Polícia Civil vai dar mais agilidade as investigações que envolverem o consumo de álcool e drogas entre crianças e adolescentes. E o Ministério Púbico vai elaborar a minuta de lei mais rigorosa que será encaminhada para aprovação na Câmara Municipal de Patos de Minas.

A Força-Tarefa é mais uma reação dos órgãos de proteção da criança e do adolescente após o flagrante de uma festa realizada em uma boate de Patos de Minas com bebida liberada para adolescentes. A denúncia foi feita pelo pai de um garoto de 13 anos que foi levado para o Hospital em estado de coma alcóolico.

A boate na avenida J.K foi interditada pelo Corpo de Bombeiros por não ter Auto de Vistoria. O Ministério Público também acionou a Justiça e conseguiu uma liminar interditando judicialmente o local. Os órgãos de proteção da criança e do adolescente também querem maior envolvimento dos pais.

As denúncias de festas clandestinas e irregulares devem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar pelo telefone (34) 3822 9694 e o plantão (34) 99669 1813 e para o Conselho Tutelar (34) 3822 0213 ramal 1 e o plantão (34) 99879 2955.