Nativa desta região, a árvore cresce em diferentes cantos da cidade, espalhando um colorido inconfundível.

A grande quantidade de mudas de Ipês plantadas nas praças, ruas e avenidas de Patos de Minas no passado está contribuindo para deixar a cidade mais bonita agora. A planta floresce em meio a paisagem castigada pelo frio e pela seca  e transforma o visual da cidade. A beleza do Ipê não passa despercebida pelos moradores.

O Ipê Roxo é o primeiro a florescer. Nativa desta região, a árvore cresce em diferentes cantos da cidade, espalhando um colorido inconfundível. Na praça Abner Afonso, são três pés de Ipê Roxo floridos, encantando as pessoas que passam pelo lugar. Na avenida Getúlio Vargas, a planta também contribui para deixar as praças ainda mais deslumbrantes.

A Florada do Ipê Roxo, que geralmente chega ao auge no mês de julho, tem duração aproximada de 20 dias. Depois disso, as flores começam a cair e formam um tapete colorido debaixo da copa.  Depois do Ipê Roxo, tem o início da florada do  Ipê Amarelo, que também proporciona um belo espetáculo pelas ruas de Patos de Minas.

Além da beleza, a florada do Ipê chama ainda mais a atenção por surgir exatamente no período mais seco do ano. O segredo desta planta para superar a escassez hídrica é a raiz profunda, capaz de alcançar fontes subterrâneas de água. Além disso, para preservar energia, o Ipê perde todas as folhas, sobrando ainda mais espaço para a beleza das flores.

Além da beleza, os Ipês têm grande utilidade. O tronco resistente, que pode chegar a até 20 metros de altura, é bastante utilizado na construção civil. A casca, a entrecasca e as folhas tem uso medicinal para o tratamento de amigdalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos.