O anúncio dos ganhadores do concurso foi feito na noite desse segunda-feira (11).

A sétima edição do Festival Só no Tira-Gosto anunciou na noite dessa segunda-feira (11) os vencedores de 2019. O prato eleito pela população e comissões julgadoras foi o Tarteletes Bourbon, do Bourbon Café. Comercializado a R$ 20,00 durante o período de realização do festival, o petisco - feito de carne suína desfiada, creme de queijo, mussarela e alecrim, acompanhado de molho sweet chilli - obteve a melhor pontuação entre os 40 bares e restaurantes participantes do concurso.

Na categoria atendimento, a melhor pontuação foi para a Casa Grande Cervejas Especiais, de propriedade do comerciante João Paulo Reis Nogueira. Os organizadores do festival anunciaram, publicamente, os cinco melhores colocados em cada uma das categorias. Todos eles foram agraciados com troféus e brindes dos apoiadores.

A solenidade de encerramento da 7ª edição do Festival Só no Tira Gosto reuniu proprietários dos estabelecimentos, garçons e garçonetes, chefs de cozinha - além de autoridades do município, como o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a imprensa local e os amantes da culinária e da gastronomia patense. Presente também estava o presidente da Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Fhoremg), Paulo César Marcondes Pedrosa, juntamente com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Patos de Minas (Sindhorb), Breno Palhares.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Eustáquio sugeriu o queijo como tema para a edição do festival de 2020. Ele reconheceu a importância de Patos de Minas ser a segunda maior bacia leiteira do país e ainda lembrou que, neste ano de 2019, o queijo parmesão da Coopatos foi eleito o segundo melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o principal evento do setor de laticínios da América Latina.

A comissão organizadora do Festival Só no Tira-Gosto informou que foram apurados mais de cinco mil votos na edição deste ano do festival, tendo a participação direta de mais de 15 mil pessoas, que frequentaram os estabelecimentos e degustaram os petiscos ao longo do concurso. Segundo o regulamento do festival, o resultado da votação é a média do voto popular somada à média do voto dos jurados, sendo esta última multiplicada por dois.

Paralelo ao Festival, os responsáveis pela Cachaça Onda Clara divulgaram os premiados na categoria "melhor drink", em projeto realizado pela empresa e que foi inserido dentro do Festival Só no Tira-Gosto. O drink vencedor foi o Mara Kuya, feito de polpa de maracujá, cachaça, syrup, manjericão, água com gás e sementes de aroeira do cerrado, do estabelecimento Bourbon Café.

Veja os ganhadores:

Melhor atendimento:

1º - Casa Grande Cervejas Especiais

2º - Bourbon Café

3º - Cabanas Bar e Petiscaria

4º - Santa Fé Burger Grill

5º - Restaurante e Choperia Antares

Melhor tira-gosto:

1º - Tarteletes Bourbon - Bourbon Café

2º - Joelho de porco - Villa Aroma

3° - Tutu à moda caipira - Bar do Markim

4º - Texas Mix - Santa Fé Burger Grill

5º - Lascas de Pernil feitas aqui - Na Terra