349669 2216 Ok
Publicado em 03/01/2017
Compartilhe:

Fatura de energia pode chegar mais salgada se leiturista não tiver acesso ao padrão

Se o leiturista não tiver acesso ao equipamento de medição, a cobrança será feita pela média de consumo

Fatura de energia pode chegar mais salgada se leiturista não tiver acesso ao padrão

Nesta época do ano, quando as famílias costumam viajar e deixar suas casas fechadas, o consumo de energia pode ser aferido pela média de consumo anual, caso o leiturista não tenha acesso ao equipamento de medição. Para evitar que isso ocorra, a Cemig recomenda que os consumidores fiquem atentos à data em que a próxima leitura será feita – essa informação está disponível nas faturas. Caso os moradores não estejam presentes, eles podem se programar e deixar alguém encarregado da tarefa de receber o leiturista.

Todos os meses, a Cemig emite mais de 8 milhões de faturas de energia. O cálculo geralmente é feito pela diferença entre a leitura realizada no mês atual e a leitura feita no mês anterior. Mas, em alguns casos, a fatura é calculada com base nas respectivas médias aritméticas dos valores faturados nos 12 últimos ciclos, em função do impedimento da leitura (local fechado), provocando o acúmulo da cobrança do consumo no mês seguinte.

 Uma solução é o próprio cliente informar a leitura para a Cemig. Segundo o gerente de Gestão e Controle do Faturamento da Cemig, Eron Lopes Pereira, os medidores atuais facilitam a leitura, já que “o cliente pode anotar a sequência de números que consta no medidor e informá-la em qualquer um dos nossos canais de atendimento”.

Para os clientes da área rural, a leitura é feita de três em três meses, sendo que nos meses em que o leiturista não vai até o endereço do cliente, a fatura é emitida com base na média de consumo. Mas a qualquer tempo o cliente pode informar a leitura para a Cemig, evitando a emissão da fatura pelo consumo médio.

Canais de atendimento

Uma das formas mais simples de se informar a leitura é por meio do SMS. “Basta que o cliente envie a palavra leitura para 29810, informe o CPF do titular da fatura e a sequência de leitura anotada no medidor”, explica Eron Lopes Pereira.

 Outra opção é a utilização do aplicativo Cemig Atende, disponível nos sistemas Android, IOS e Windows Phone. Há também a possibilidade de o cliente acessar a Agência Virtual, no site da Cemig. Nela, o cliente deve se cadastrar e, em seguida, clicar no ícone “Informar leitura”. O consumidor ainda pode ir a qualquer agência ou posto de atendimento Cemig Fácil ou ligar para o Fale com a Cemig, no telefone 116.

Fonte: Ascom CEMIG 

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 03/01/2017
Compartilhe:

0 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Contribuinte | 11 meses, 1 semana atrás

    Mesmo quando tem acesso ao leitor muitas vezes eles não olham, já presenciei o rapaz emitindo a fatura sem ao menos ter olhado no meu padrão.

    1 0 Responder

  • LAGOENSE FELIZ | 11 meses, 1 semana atrás

    Na minha modesta opinião, esta historinha é apenas mais uma forma para meterem a mão em nosso suado dinheirinho, povo ladrão , estamos pagando a conta pelo rombo bilionário que esta corja destes políticos ladrões fizeram em nosso país. jsf

    2 0 Responder