Uma família em Patos de Minas está desesperada em busca de uma UTI. Euler Dias da Silva, 47 anos, está internado na Upa do Jardim Peluzzo em estado grave e precisa de forma urgente de uma UTI. Vários membros da família estão contaminados. Os familiares estão tentando entrar na justiça para tentar a vaga na UTI.

O Patos Hoje conversou com Cíntia Paula, enteada de Euler. Bastante abalada, ela disse que o familiar deu entrada na UPA na noite de terça-feira (23) e o médico informou que ele precisa de uma UTI. Euler se encontra entubado na unidade e o estado dele vem se agravando. Os familiares temem o pior e familiares estão tentando também a justiça.

A mãe dela, Maria Helena Silva, 54 anos, também está internada com a doença. E Há outros membros da família infectados. Eles moram na comunidade de Porto das Posses. Cintia cobrou empenho das autoridades para a habilitação de novos leitos de UTI em Patos de Minas. Ela também destacou a falta de respeito das pessoas. Ela pediu para as pessoas não brincarem com festinhas e aglomerações porque a Covid-19 é muito séria mesmo.

Vanda Helena da Silva, cunhada dele, destacou que Euler chegou na UPA já com apenas 20% dos pulmões funcionando e precisa de forma urgente de uma UTI. Ela frisou que este é um direito constitucional e o poder público precisa providenciar as vagas. “É um absurdo que haja somente 10 leitos de UTI para uma população de 700 mil habitantes”, disse

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, o paciente está entubado, porém estável, mantendo boa saturação, com pouca diurese (será feito exame para avaliar a função renal) e pressão arterial boa. O exame de gasometria dele de hoje está bem melhor que ontem. Na admissão dele foi feito o teste rápido para Covid-19, sendo esse positivo. Foi coletada amostra para Swab, e está se aguardando o resultado.