349669 2216 Ok
Banner CNA - TOPO
Publicado em 06/09/2017
Compartilhe:

Faculdade Patos de Minas desenvolve pesquisa que relaciona comportamento alimentar a genética

A Faculdade Patos de Minas está desenvolvendo uma pesquisa que busca correlacionar genética, comportamento alimentar, obesidade e outros fatores de risco.

Faculdade Patos de Minas.

A Faculdade Patos de Minas está desenvolvendo uma pesquisa que busca correlacionar genética, comportamento alimentar, obesidade e outros fatores de risco. A pesquisa é coordenada pelo professor Dr. Hugo Melo com participação dos professores Dr. Fernando Diniz e Me. Paulo Vinícius Rocha e executado pelas alunas do curso de biomedicina Fernanda Gomes Caixeta, Fernanda Marques da Silva e Liliane Aparecida Borges Correia.

A pesquisa envolve etapas desde um teste genético simples, aplicação de um questionário e medições de parâmetros antropométricos, como peso e altura, bem como a realização de exames sanguíneos de sangue e bioimpedância. Tudo isso sem qualquer ônus financeiro para os participantes da pesquisa ficando as despesas a cargo da Faculdade Patos de Minas. Ainda, a pesquisa está totalmente regulamentada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos local e pelo Conselho Nacional de Saúde e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Segundo o professor Hugo Melo, a pesquisa é importante pois, apesar de se conhecer muitos detalhes sobre o comportamento alimentar dos seres humanos, relacionar tais comportamentos com um fator genético pode trazer benefícios para a formação alimentar das crianças e evitar a presença de fatores de risco como obesidade e tabagismo, como políticas eficazes de educação alimentar.

A pesquisa está sendo aplicada em toda comunidade acadêmica da região de Patos de Minas e os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (34) 3818 2300.  Segundo planejamento do grupo, boa parte de 2017 será gasto com análise dos dados da pesquisa, mas espera-se que as conclusões comecem a ser publicadas em periódicos científicos ainda este ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPM

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 06/09/2017
Compartilhe:

0 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.