Extrema pobreza tem recorde e atinge mais de 13 milhões de pessoas em 2018, diz IBGE

1 a cada 4 vive com meio salário.

publicado em 06/11/2019,


A extrema pobreza no Brasil bateu recorde em 2018 com mais de 13 milhões de pessoas vivendo com menos de 2 dólares ao dia, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

O Brasil não tem uma linha explícita de extrema pobreza, mas o Banco Mundial convencionou o parâmetro de 1,90 dólar ao dia como referência. Pelos parâmetros do banco são consideradas pobres as pessoas que vivem com até 5,50 dólares.

Segundo a pesquisa do IBGE, o Brasil tinha cerca de 13,5 milhões de pessoas vivendo com menos de 1,90 dólar ao dia em 2018. O percentual de pessoas na extrema pobreza atingiu no ano passado 6,5% da população brasileira, maior patamar desde o início da pesquisa em 2012.

Em 2017, 6,4% dos brasileiros viviam na extrema pobreza e o menor patamar foi registrado em 2014, de 4,5%.

“Em 2018 tínhamos na extrema pobreza o equivalente a mais que as populações de países como Portugal, Grécia e Bolívia”, destacou o pesquisador do IBGE Leonardo Athias.

O IBGE lembrou ainda que o Bolsa Família, principal programa social do país, tem como foco famílias com renda per capita de até 89 reais ao mês, enquanto para o Banco Mundial uma pessoa se encontra em pobreza extrema com uma renda per capita de 145 reais ao mês.

“Quando ele (Bolsa Família) foi pensado lá atrás, era próximo da linha de extrema pobreza global. Mas não foi atualizado e criou esse gap de 89 para 145 reais”, disse Athias.

O aumento da extrema pobreza no país nos últimos anos, explicou o IBGE, está diretamente ligado à recessão no biênio 2015/2016, que provocou demissões em massa. Parte dessas pessoas só conseguiu retornar ao mercado de trabalho mais tarde, em condições menos favoráveis.

 “A crise econômica puxou a pobreza. E para superar isso tem que haver políticas de combate à pobreza, medidas de estímulo ao mercado de trabalho, políticas distributivas para proteger as populações mais vulneráveis desses ciclos econômicas e estimular cada vez mais a educação”, avaliou o gerente do IBGE André Simões.

O maior percentual de população vivendo com menos de 5,50 dólares ao dia foi registrado no Maranhão, de 53%. Na outra ponta está Santa Catarina, onde apenas 8% das pessoas tinham um renda domiciliar inferior a esse valor.

EDUCAÇÃO

Segundo o IBGE, ao longo das últimas gerações houve um aumento considerável no nível de instrução da população brasileira, mas mesmo assim o país está distante do patamar internacional.

A pesquisa mostrou que em 2017 —dado comparável a outros países— 49% dos brasileiros com idade entre 25 e 64 anos não tinham concluído o ensino médio, mais que o dobro da média dos países da OCDE, cujo percentual era de 21,8%.

O Brasil aparece à frente de países como México, Turquia, Costa Rica e Portugal, mas atrás de diversos outros como Colômbia, Argentina, Chile, África do Sul e a maioria dos europeus, além de Nova Zelândia, Austrália e Japão.

“O aumento da escolaridade se deu de forma mais rápida nas gerações mais novas, que se beneficiaram do processo recente de expansão da educação básica e do ensino superior. Mas mesmo assim está abaixo da média da América Latina”, disse a pesquisadora do IBGE Betina Fresneda.

“Temos uma dívida educacional muito grande a ser pagar e uma inércia das nossas políticas públicas que ganharam mais força na década de 1990”, completou a pesquisadora.

No Brasil, apenas 19,7% das pessoas com idade entre 25 e 34 anos tinham ensino superior completo em 2017, ao passo que a média da OCDE era de 36,7%, segundo o IBGE.

Os dados da pesquisa revelaram ainda que o Brasil tinha em 2015 uma das maiores taxas de analfabetismo da América Latina, de 8% das pessoas com 15 anos ou mais. Esse percentual é igual ao da República Dominicana e menor apenas que El Salvador, Honduras e Guatemala.

Por outro lado, a taxa de analfabetismo era de 0,2% em Cuba, 0,8% na Argentina, 1,5% no Uruguai e 3,4% na Venezuela.

Postado em 06/11/2019
Compartilhe:

6 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Forasteiro | 1 semana, 5 dias atrás

    Com estas reformas deste governo poder ter certeza vai triplicar a miséria. ..

    2 0 Responder

  • Riala Mafon | 1 semana, 6 dias atrás

    O Brasil estava no caminho certo, com uma indústria naval e de plataformas com milhares de empregos, a indústria era de grande porte, o Trem do Progresso cumpria o seu destino, mas preconceito misógino contra uma mulher honesta tirou o Brasil da Estrada Segura a Caminho do seu grande destino. Todo o lucro do Pré-Sal seriam% 75 para a educação e 25 % para a Saúde Pública, seria a base logica que tirou o Japão de um pais arrasado pela guerra a uma economia pujante mesmo com limites territoriais. A Mídia Profissional criou a figura do manifestoche, criou de supetão um Grupo de Jovens fascinados pela Economia Austríaca ( MBL ) , como numa grande peça de teatro ganharam as ruas e agora vão acordando aos poucos e se dando conta que foram usados pela Elite que tem o Planeta como estrado para os seus pés, nós somos limitados. Abaixo a Grande Mídia !

    1 1 Responder

  • Na Real | 1 semana, 6 dias atrás

    Qual será a fabula que a "Petralhada", vai contar agora para justificar, as suas falácias!!! 2018, o Presidente era o "Temer", chapa do PT, com o PMDB! Vai lá negue a realidade, cambada de farsantes!!!

    13 8 Responder

    Riala Mafon - 1 semana, 6 dias atrás

    Ele compunha uma chapa como o Mourão compõe agora. Você deve lembrar dos primeiros ensaios do Golpe político Branco aplicado no Brasil. Aécio disse: ela não pode governar e num complô a Dilma não conseguiu governar desde 2014, vieram com pautas bombas, ou seja, o contrário do que ela enviava para o Congresso, as proposta do Governo não entravam em votação e o Temer se entregou ao Golpistas, por isso escreveu aquela deprimente carta do Vice decorativo. No vazamento da gravação do Juca com o Machado, ficou claro que haviam generais, STF, Departamento de Justiça dos EUA, todos num Golpe hibrido Político, militar , Judiciário e internacional. Por quê ? Inventaram a Lava a Jato como entidade Mística onde um simples e incompetente juiz de primeira instância, toma o lugar do Super Man na fantasia dos heróis. Malas de dinheiro eram exibidas às claras para os corruptos, nada foi feito contra os grandes corruptos. Aécio, Cunha, Serra, Temer e FHC foram os cabeças pensantes do Golpe e emponderaram a Quadrilha de Curitiba a mando da Globo com uma notícia falsa contra o Lula, pois não tinha lógica tirarem a Dilma e o Lula voltar em 2819. Eis a resposta do Por quê mais a cima: O Serra havia prometido o Pré-Sal para as Petroleiras americanas, por isso o Moro viajava sempre para os EUA para receber instruções. Mas como Deus ainda não esquece de ninguém, o LEILÃO ONTEM GOROU, deu Petrobras e China. Perdemos muito, mas não tudo. NA REAL, não seja recorrente ao seu ódio gratuito e injustificado, seja a terra a terra profunda a receber semente de verdade e germinar com Amor, não o terreno pedregoso ou abafado de espinhos onde nada germina, será melhor para você e para o Brasil.

    3 1

    Riala Mafon ( Reflexão) - 1 semana, 6 dias atrás

    Ser da Esquerda consciente, é "chorar" a dor do mundo, por encontrar na dor do mundo o nosso mundo de dor. Ser cristão é perceber o grito de Deus nos rostos dos miseráveis; ser cristão é chegar a esperançar a utopia de um Reino dos Céus, entendendo que esse Reino dos Céus se manifesta concretamente primeiro na realidade dura da Terra , onde calcamos nosso passos. Ser cristão é apostolar-se numa caminhada com Jesus em comunhão com rostos multiformes completamente espantado com o silêncio de Deus sem perder a fé nem entusiasmo. Lula é o resumo de tudo isso.

    4 0

    Forasteiro - 1 semana, 5 dias atrás

    Cade o Queiroz uai o tal juiz moralista não que investigar o Queiroz fica quietinho ....Ainda tem os laranja ...Bozo bom pra combater corrupção cebestar...Queiroz ta sendo investigado ...Fico pesando no povo trabalhador que votou neste homem caladinho ...Bateu a carteira de tudo mundo tirando direito ...E o jeito e esperar mais 37 meses. ...Bozo tem poucar diferença do Michel Temer. ..e o Temer piorado ..

    3 0