Publicado em 12/07/2017
Compartilhe:

Ex-presidente Lula é condenado na Lava Jato no caso do triplex

Ele foi condenado a mais de 9 anos.

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quarta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A sentença, divulgada hoje (12), prevê que Lula poderá recorrer da decisão em liberdade.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Na decisão, Moro afirma que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente.

“Nem é necessário, por outro lado, depoimento de testemunhas para se concluir que reformas, como as descritas, não são, em sua maioria, reformas gerais destinadas a incrementar o valor do imovel, mas sim reformas dirigidas a atender um cliente específico e que, servindo aos desejos do cliente, só fazem sentido, quando este cliente é o proprietário do imóvel.

Segundo Moro, ficou provado nos autos que o presidente Lula e sua esposa eram os proprietários de fato do apartamento.

No despacho, o juiz Sérgio Moro diz que “as provas materiais permitem concluir que não houve qualquer desistência em fevereiro de 2014 ou mesmo em agosto de 2014. A reforma do apartamento 164-A, triplex, perdurou todo o ano de 2014, inclusive com vários atos executados e mesmo contratados após agosto de 2014.”

No despacho, Moro também destacou a influência do ex-presidente nas nomeações da Petrobras. “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha um papel relevante no esquema criminoso, pois cabia a ele indicar os nomes dos diretores ao Conselho de Administração da Petrobras e a palavra do governo federal era atendida. Ele, aliás, admitiu em seu interrogatório, que era o responsável por dar a última palavra sobre as indicações.”

OAS

O ex-presidente da OAS  José Aldemário Pinheiro Filho conhecido como Leo Pinheiro, também foi condenado no caso, mas por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A sentença prevê 10 anos e 8 meses de reclusão para o empresário, mas sua pena foi reduzida devido ao fato ter fechado acordo de delação com a Justiça.

Na sentença, o juiz absolveu Lula e Léo Pinheiro das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do transporte e armazenamento do acervo presidencial por falta de provas.

Moro absorveu por falta de prova, Paulo Roberto Valente Gordilho, Roberto Moreira Ferreira e Fabio Yomamime.

Lula responde a cinco processos na Lava Jato. Nesta semana, o Ministério Público pediu a absolvição do ex-presidente em um dos prpocessos, relativo a uma investigação da Justiça Federal sobre a suposta tentativa de obstrução da Justiça por parte de Lula.

Fonte: Agência Brasil 

Postado em 12/07/2017
Compartilhe:

8 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • RICK GRIMES | 1 ano, 1 mês atrás

    PARABENS SERGIO MORO !!! LEMBRANDO Q ESTA E APENAS A PRIMEIRA PENA DELE ( A Q ERA CONSIDERADA A MAIS FACIL PELA DEFESA DELE). AINDA TEM MAIS QUATRO A C JULGADA . CADEIA NO LULA E NO TEMER ,AECIO . BOLSONARO 2018.

    0 2 Responder

  • Brasileiro | 1 ano, 1 mês atrás

    :smile: :smile: :blush: :heart_eyes: :kissing_heart: :+1: :facepunch: :clap: :clap: :clap: :clap: :pray:

    2 1 Responder

  • POTENKIM | 1 ano, 1 mês atrás

    É UM ABSURDO TER QUE LER ISSO. E OS VAGABUNDOS E LADRÕES DE VERDADE LIVRES E BAGUNÇANDO E ESFORRICANDO O BRASIL E O POVO BRASILEIRO E UM JUIZECO VAGABUNDO SAFADO E CORRUPTO, PENSA QUE TEM MORAL E DEVER CÍVICO DE PRENDER O MAIOR NOME DA HISTORIA DESTE PAÍS....VIVA LULA 2018

    4 5 Responder

  • eagorazé | 1 ano, 1 mês atrás

    Lula na cadeia? kkkkkk quero ver pra crer.

    2 2 Responder

  • Kenner Caixeta | 1 ano, 1 mês atrás

    Provérbios 29:4 Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. (Nova Versão Internacional) Deus não falha..

    8 3 Responder

  • Alan Winchester | 1 ano, 1 mês atrás

    Gente desses nove anos ele tira uns 3 a 4 anos no máximo, não se iludam kkkkk.

    9 2 Responder

  • Justiça | 1 ano, 1 mês atrás

    Provérbios 29:4 Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. (Nova Versão Internacional) Deus não falha...

    2 4 Responder

  • Karolayne Costa | 1 ano, 1 mês atrás

    Gente, sem palavras com Juiz Sérgio Moro! Ele é um bom exemplo entre vários e vários péssimos! Acho que ainda podemos acreditar no progresso do Brasil, justiça está sendo feita!

    15 9 Responder