Estudo técnico para restauração da Matriz de Santana é iniciado em mais um passo para a obra

Empresa especializada em patrimônio cultural esteve em Santana de Patos para análise preliminar da construção e início do trabalho que fundamentará o projeto básico e executivo.

publicado em 19/05/2020, por Farley Rocha


Igreja Matriz de Santana.

A restauração da Igreja Matriz de Santana é uma realidade cada vez mais próxima para a comunidade de Santana de Patos. Isso porque, na última semana, foi iniciada a elaboração do projeto básico e executivo das obras que serão realizadas no local. A equipe técnica da empresa MGTM, responsável pelo projeto, esteve no distrito onde está sediado o templo religioso para realizar estudos preliminares. O trabalho está dividido em duas etapas: diagnóstico de aspectos relacionados à estrutura da construção e restauração da igreja.

Na primeira fase, será realizado trabalho de engenharia cujo objetivo é atestar a solidez da edificação, verificando estrutura, fundação, telhado e paredes. Também serão elaborados projetos complementares, tais como projeto hidráulico, elétrico e de incêndio, os quais são necessários para a posterior reabertura da matriz. A segunda fase corresponde à execução das obras de recuperação da igreja.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

O projeto básico e executivo é muito importante para o processo, porque, por meio dele, será possível estimar o custo total da obra de restauração e estabelecer o cronograma das intervenções necessárias à reabertura da igreja, que representa um dos berços da tradição de Patos de Minas e da região do Alto Paranaíba.

A presidente da Associação Cultural e Educacional Santa Terezinha (Acest), Aline Cardoso de Faria, explicou que “os serviços de recomposição do telhado e do forro já executados anteriormente terão que ser revisados, pois, em razão da ausência de um projeto básico e executivo, não foi identificado e resolvido o principal problema da construção que é a consolidação da estrutura e o reforço dos pilares de sustentação da igreja".

Ela ainda acrescentou que o processo de restauração só terá resultado satisfatório e evitará desperdício de recursos se as orientações técnicas especificadas no projeto forem seguidas. Aline Cardoso também registrou a importância do apoio da comunidade de Santana de Patos nas iniciativas organizadas em prol das obras de restauração. "O envolvimento da população local está sendo fundamental nas ações de arrecadação de fundos", destacou a presidente da Acest.

A previsão de entrega do projeto básico e executivo elaborado pela MGTM é de 90 dias. Após sua apresentação e aprovação, o início da obra dependerá apenas do aporte de recursos públicos, dos órgãos de fomento, da Mitra Diocesana, da comunidade e da iniciativa privada.

Pessoas interessadas em acompanhar os trabalhos de restauração da Igreja Matriz de Santana podem acessar a página da Acest no Facebook ou o canal da associação no YouTube, onde são publicados vídeos e curiosidades sobre o distrito de Santana de Patos.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 19/05/2020
Compartilhe:

8 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Gabriel 1 mês, 2 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • maria Beatriz Portugal | 1 mês, 1 semana atrás

    com todo respeito más . quem tem que arcar e fazer esta reforma é a igreja católica . prefeitura e estado , não são donos deste imóvel . com tantas coisas para serem realizadas e, inclusive salários de servidores atrasados , não tem cabimento o estado se envolver em reforma de igreja . sem falar que a igreja católica é o estado mais rico do mundo .

    5 5 Responder

    tombamento - 1 mês, 1 semana atrás

    Estude o que é "tombamento". A partir do momento em que o poder público realiza o tombamento do bem imóvel, tornando-o patrimônio histórico, fica responsável igualmente pela conservação do bem. Se o bem fosse exclusivamente da igreja católica, é óbvio que a responsabilidade seria somente dela.

    2 0

  • Testemunha de Jeová 1 mês, 2 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Respeito - 1 mês, 2 semanas atrás

    Pouco mais respeito babaca.

    13 5

    Jeová - 1 mês, 1 semana atrás

    Vc é testemunha do capeta, isso sim

    7 4

    Zé do Povo - 1 mês, 1 semana atrás

    Falta de respeito tem vocês Testemunhas de Jeová, todo sábado enchendo o saco na casa da gente com aqueles livrinhos. Cada um tem sua religião e todas merecem respeito, mesmo por aqueles que não tem nenhuma.

    10 3

  • Pedro Pedreira | 1 mês, 1 semana atrás

    Engraçado, e essas barraquinhas da igreja que tem toda semana lá na praça da Santana de Patos esses anos todos, para onde vai esse dinheiro todo? Município não deveria investir dinheiro público em obras religiosas, ainda mais que são particulares, e nem todos são católicos.

    0 1 Responder